O Centro Cultural da Gafanha da Nazaré recebeu a sessão de entrega dos Prémios e dos Certificados de Participação do Concurso Literário Jovem 2016 e foi mais um momento de apelo à leitura e à escrita como parte dos hábitos dos mais jovens.
Na edição deste ano participaram 197 jovens com 233 trabalhos, sendo atribuídos prémios nas categorias de texto poético e texto narrativo em cada um dos níveis de ensino do concurso que envolve alunos do Ensino Básico dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos e, ainda, do Ensino Secundário.
Beatriz Martins, vereadora com o pelouro da Juventude na CMI, destacou a importância de criar atrativos que levem os alunos a desenvolver competências na escrita e na leitura.
“Acreditamos que com este concurso a vontade de criar e inovar permite manter a capacidade de sonhar acordados. E se puderem registar esses sonhos e torná-los realidade, melhor. Vamos oferecer um bloco em branco para que possam registar as vossas ideias e os próximos trabalhos”.
Zita Leal, do júri que avaliou os trabalhos, destacou a vitalidade do concurso. “Não imaginam o quanto vos estamos gratos. Esperamos que continuem a dar aos adultos e velhotes, como eu, a possibilidade acreditar que há flores, céu azul e que há um sol quentinho a aquecer esta terra tão cinzenta”.
Organizado pela Câmara Municipal de Ílhavo, o Concurso Literário Jovem teve em 2016 a sua XV edição. Sílvia Tavares, uma das vencedoras dos prémios referentes à narrativa, deixou um excerto da sua composição (com áudio).
Diário de Aveiro |