Municípios da Região de Aveiro com tradição molinológica assinalam, este fim-de-semana, o Dia dos Moinhos Abertos no âmbito do Dia Nacional dos Moinhos que se assinala a 7 de Abril. Trata-se de uma ação com o apoio da Sociedade Internacional de Molinologia. Há moinhos funcionar e abertos ao público para visita gratuita.
A nível regional regista-se a adesão a esta iniciativa de mais de três dezenas e meia de moinhos, de várias tipologias, em treze concelhos do distrito de Aveiro (Albergaria-a-Velha, Estarreja, Aveiro, Vagos, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, Águeda, Vale de Cambra, Anadia, Arouca, Ílhavo, Mealhada e Castelo de Paiva), assim como num concelho do distrito de Coimbra (Figueira da Foz).
“Pretende-se chamar a atenção dos Portugueses para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais, de forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, moleiros, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas, amigos dos moinhos e população em geral”.
A Terra Nova conversou com o moleiro José Maioto, de Válega, sobre a atividade deixando testemunho dessa prática ancestral (com áudio).
Diário de Aveiro |