ESPANHOL DA ANICOLOR/MORTÁGUA VENCE EM MONTEMOR-O-VEL

Xabier Benitez, da Anicolor/Mortágua, ganhou ao sprint a terceira etapa, que ligou Espinho a Montemor-o-Velho, na distância de 145.6 quilómetros, tendo o percorrido o percurso em 3:36:53 horas, cuja média atingida foi de 40.280 Km/hora.
O espanhol, que venceu a sua primeira etapa entre profissionais, já na tirada entre Barcelos e Espinho, esteve perto da vitória, tendo cortado a meta em segundo lugar, logo atrás de Pedro Soeiro, que, após a etapa de hoje, continua de amarelo.
Da cidade da Costa Verde partiram 110 ciclistas. Desde o início, que vários ciclistas protagonizaram algumas fugas, todas elas sem efeitos práticos. Na primeira contagem (houve duas) de montanha, de 3.ª categoria, em Alto do Decide, Carlos Pinho, do Barbot – Gaia, logo atrás César Pinto, da ASC – Vila do Conde.
Na segunda, nas Talhadas, também de 3.ª categoria, o mais rápido foi Vítor Hugo, da Wurth/Bom Petisco, que suplantou Virgílio Santos, da Antarte – Rota dos Móveis.
Com a frente da corrida a ser controlada pelo Carvalhelhos/Boavista, em Sever do Vouga, o pelotão ficou dividido em dois, ficando para trás um grupo de 47 unidades, que chegou a ter um atraso para o grupo da frente de quatro minutos, tendo chegado à meta com um atraso de nove minutos.
As fugas voltaram a ser uma constante, sem sucesso. A mais visível pertenceu a Fernando Sousa, da Antarte – Rota dos Móveis, que chegou a ter uma vantagem de um minuto e cinco segundos, entretanto anulada à chegada a Coimbra.
Montemor-o-Velho aproximava-se a passos largos. Um grupo de sete ciclistas tentou a última chance de ganhar avanço à cabeça do pelotão.
A exemplo do que aconteceu ao longo da etapa, o pelotão chegou compacto à recta da meta. Xabier Benetiz acabou por ser mais rápido a Bruno Neves, da ASC – Vila do Conde, e ao camisola amarela, Pedro Soeiro.
No final da etapa, Fernando Sampaio, administrador da empresa Anicolor, o principal patrocinador da equipa de Mortágua, mostrava-se amplamente satisfeito com a vitória de Xabier Benitez: “Esta vitória está dentro daquilo que projectámos para o GP Abimota, que era vencer uma etapa. Em Espinho, esteve muito perto de conseguir tal objectivo, acabou por ser segundo, e só não ganhou, porque a cerca de dois quilómetros da meta, sofreu uma queda”.
Fernando Sampaio, espera, que nas duas etapas de amanhã, a Anicolor/Mortágua consiga colocar um ou dois ciclistas nos dez primeiros classificados da geral individual.


CLASSIFICAÇÃO DA ETAPA

1.º - Xabier Benitez (Anicolor/Mortágua)- 3:36:53 h.
2.º- Bruno Neves (ASC – Vila do Conde) –mt.
3.º- Pedro Soeiro (Carvalhelhos/Boavista) –mt.

EQUIPAS NA ETAPA

1.º- ASC – Vila do Conde – 10.50.39
2.º- Antarte – Rota dos Móveis – a 3s.
3.º- Beppi – Ovarense – a 3s.

GERAL INDIVIDUAL

1.º- Pedro Soeiro /Carvalhelhos/Boavista) – 9:46:26h.
2.º- Cláudio Faria (ASC – Vila do Conde) – a 2s.
3.º- Luís Sarreira (Ovarense) – a 2s.

GERAL POR EQUIPAS: ASC – Vila do Conde – 29:19:28 horas.

MONTANHA: Sérgio Ribeiro (ASC – Vila do Conde).
AUTARQUIAS: Ricardo Martins (Alcobaça).
JUVENTUDE: Joaquim Gregório (Lourinhanense).

Amanhã, dia 23, disputam-se as duas derradeiras etapas, que irão decidir quem será o vencedor da 26.ª edição do GP Abimota. Uma de manhã, que levará os ciclistas de Montemor-o-Velho até Coimbra, na distância de 90,3 quilómetros, outra de tarde, a da consagração, entre Coimbra e Águeda, na distância de 107.1 quilómetros, com chegada à Avenida Dr. Eugénio Ribeiro, cerca das 18 horas.

Manuel Zappa


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt