O Museu Marítimo de Ílhavo agendou para este sábado uma conversa de Mar. "Raça de Marinheiros" conta com a participação de Álvaro Domingues. Enquadradas na visita guiada à exposição “Ser Devir”, regressam ao Museu Marítimo de Ílhavo as Conversas de Mar, numa edição conduzida por Álvaro Domingues.
Partindo de um poema de Ruy Belo, de 1973, Álvaro Domingues, geógrafo e comunicador de ideias, animará uma tertúlia na sala de exposições temporárias do Museu Marítimo de Ílhavo, onde se encontra a exposição “Ser e Devir” do fotógrafo Virgílio Ferreira.
Álvaro Domingues é doutorado em Geografia Humana e professor associado da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP). Realiza colaborações regulares com outras universidades, fundações, associações profissionais e culturais e com o jornal Público e desenvolve uma atividade regular como conferencista. Privilegia como áreas de investigação a Geografia Urbana, o Urbanismo, a Paisagem, os Territórios e as Políticas Culturais.
Os mitos do mar, a paisagem costeira e a questão da identidade marítima dos portugueses serão os temas fundamentais. Encontro às 16h30. Uma hora mais tarde, às 17h30, há mais uma visita guiada por Virgílio Ferreira à exposição de fotografia "Ser e Devir".
A exposição de fotografia "Ser e Devir" é um projeto desenvolvido durante o ano 2013 e está integrado no prémio Europeu 1000 Words Award, organizado pela 1000 Words Photography (UK), em colaboração com a Cobertura Photo (Espanha), Atelier Visu (França), e em associação com a Magnum Photos.
Diário de Aveiro |