ORFEÃO DE ÁGUEDA LEVOU UM ABRAÇO A CRASTOVÃES |
---|
| |
O Orfeão de Águeda, realizou no passado dia 24 de Abril, o seu habitual Concerto de Primavera, que este ano teve lugar no Auditório do Centro Cultural e Recreativo de Crastovães, pelas 21,30 H, com o apoio da Câmara Municipal de Águeda, Governo Civil de Aveiro, Junta de Freguesia de Águeda, Inatel – Delegação de Aveiro, e a colaboração especial do Centro Cultural e Recreativo de Crastovães, Escola Secundária Marques de Castilho, Empresa Central de Águas Serrana, e em especial do sócio e amigo José Lacerda.
Este concerto, contou com a presença do Orfeão da Associação Musical Oleirense (S. Paio de Oleiros), Grupo Coral de Tancos e Orfeão de Barrô, para além do Coro Misto do Orfeão de Águeda.
Foi sobretudo, um concerto de solidariedade e de descentralização da música coral, iniciativa esta que se junta a muitas mais, que o Orfeão de Águeda tem vindo a realizar nas freguesias do concelho, a destacar Aguada de Baixo, Aguada de Cima, Barrô, Borralha, Fermentelos, Travassô, e agora a freguesia da Trofa, mais propriamente em Crastovães, que pela primeira vez assistiu a um espectáculo desta temática, sempre com entradas livres e sem qualquer custo adjacente.
Foi agradável contemplar a vasta assistência, que encheu por completo o amplo Auditório, que se encontrava decorado com bonitos arranjos florais, com destaque para a quantidade de flores brancas, sinónimo da paz e fraternidade, com que foi fundado o Orfeão de Águeda, sob o signo da guerra, cujos ideais continuam a ser pautados longe das políticas, que Armando Castela, sempre quis ver alheadas do seu Orfeão.
Neste concerto, não foi possível oferecer cravos de lapela, com que tantas vezes os políticos se atropelam para os receber, apenas foi distribuída música coral de elevada qualidade, comprovada por quem assistiu, com destaque para os compositores portugueses Fernando Lopes-Graça, José Firmino, incluindo os clássicos Bach, Verdi, e tantos outros.
Deram a honra da sua presença: Padre Mário, pároco da freguesia da Trofa; Parada Figueira, em representação da Junta de Freguesia de Águeda; João Baltazar, presidente do Centro Cultural e Recreativo de Crastovães; Augusto Almeida Gonçalves, presidente da Assembleia Geral do Orfeão de Águeda, e outros amigos e sócios da Colectividade, que se deslocaram de propósito aquela localidade.
O Orfeão de Águeda, voltará aos palcos de Águeda, no dia 19 de Junho, com um Concerto de Gala Internacional, comemorativo do seu 88º Aniversário, a ter lugar no Cine-Teatro S. Pedro, pelas 21h30, com a presença do Coro Mixto “San Pedro” de Cudillero (Astúrias – Espanha), e da Banda de Gaitas “A Follateira” (Ourense – Espanha).
A. L. Brito
Diário de Aveiro |
|
|
|