O Hospital de Ovar "tem tido menos financiamento, ano após ano, mas ao mesmo tempo a tutela tem exigido mais atos médicos contratualizados".
O Bloco de Esquerda (BE) alertou hoje para as carências do Hospital Francisco Zagalo, em Ovar, que "está a funcionar no limite das suas capacidades".
Em declarações à agência Lusa e à Terra Nova, o Deputado do Bloco, Moisés Ferreira disse que o Hospital de Ovar "tem tido menos financiamento, ano após ano, mas ao mesmo tempo a tutela tem exigido mais atos médicos contratualizados".
"Em 2013, este Hospital tinha um orçamento superior a 6,5 milhões de euros e, neste momento, tem um orçamento de cerca de 5 milhões de euros", disse Moisés Ferreira, no final de uma reunião com o Conselho de administração do Hospital de Ovar.
Segundo o bloquista, esta redução originada pelos "cortes cegos" feitos pelo governo PSD/CDS no Serviço Nacional de Saúde (SNS), cria um "enorme" constrangimento financeiro, que "coloca em causa o próprio funcionamento do hospital, que muitas vezes encontra-se impedido de dar a melhor assistência e prestar os melhores cuidados". Além da questão financeira, o parlamentar refere que o Hospital de Ovar tem outro problema de fundo que é o facto de a anterior tutela não ter definido quais eram as suas competências e qual era o seu âmbito dentro do SNS.
Notícia com áudio (Moisés Ferreira)
Texto: Lusa e RTN
Foto: Manuel Azevedo
Diário de Aveiro |