O pavilhão Aristides Hall foi palco, no passado sábado, do exame nacional de graduação. António Costa realizou o exame para 3ºDAN. Segundo relata a AAUAV, pela primeira vez na história do Judo em Portugal, Aveiro foi palco do exame nacional de graduação. Este exame, que serve para graduar atletas até 6ºDAN, costuma ser realizado em Lisboa.
“Este é um evento importantíssimo para o Judo em Aveiro. Já tinha sido realizado em Aveiro uma ação de formação da Comissão Nacional de Graduações este ano, e agora foi a vez do Exame Nacional de Graduações”, começou por comentar António Costa, ex-presidente da ADJA e responsável técnico da AAUAv. “Temos que ser realistas, e não fosse as excelentes relações que a AAUAv e eu temos com as gentes do Judo, e não me parece que este evento viesse para Aveiro. Foi o último ato no qual está o cunho da direção que presidi. Este exame já estava marcado desde o início do ano de 2015 para Aveiro, e quando me demiti, fiz questão de assegurar que o mesmo se realizaria nesta cidade”.
No exame estiveram presentes 4 atletas para exame de 3ºDAN e 1 para exame de 1ºDAN. António Costa foi o único atleta de Aveiro que se propôs a exame. “É sempre importante evoluirmos na graduação. Para melhor se compreender, o 3ºDAN é o 3º cinto negro, digamos assim. De Aveiro fui o único presente, e felizmente correu tudo muito bem e fiquei apto”, referia o atleta visivelmente satisfeito.
“Não posso deixar de agradecer aos meus dois Uke’s (parceiros de exame), que se empenharam tanto ou mais do que eu no exame. O Filipe Figueiredo e o Miguel Vieira foram excelentes e demonstraram um enorme espírito de sacrifício e empenho. Tenho que lhes agradecer, pois sem eles não era possível fazer o exame”.
Diário de Aveiro |