A Academia Empreendedora de Estarreja decorre em três dias esta semana. Fomenta o “Empreendedorismo na Escola” como forma de criar uma cultura empreendedora. Em Estarreja, o empreendedorismo já faz parte do percurso formativo dos jovens estudantes. O programa “Empreendedorismo na Escola” é uma organização da Câmara Municipal de Estarreja criado para promover e estimular o espírito empreendedor e fomentar atitudes e comportamentos propícios ao desenvolvimento de uma cultura inovadora, criativa, tecnológica e empreendedora.
Com um programa inédito que culmina com o Concurso de Ideias Jovem Empreendedor 2016, a autarquia promove três ações distintas: a Academia Empreendedora, o Bootcamp de Empreendedorismo e o IV Seminário de Empreendedorismo Jovem. Todas com um ponto em comum: transmitir os princípios do empreendedorismo aos estudantes como fator importante para a sua educação e para o seu futuro.
Marcada para os dias 21, 22 e 23 de dezembro, na Incubadora de Empresas de Estarreja, a Academia Empreendedora lança as sementes junto dos alunos do 10º e 11º anos do ensino secundário, preparando-os através da transmissão de conhecimentos importantes para a dinamização futura de projetos empreendedores.
Para os estudantes do 12º ano, a segunda edição do Bootcamp de Empreendedorismo, agendado para os dias 27 e 28 de janeiro de 2016, pretende, de forma dinâmica e intensiva, desenvolver competências, ajudar a trabalhar uma ideia de negócio, integrar os alunos numa valiosa rede de contactos e prepará-los para o mundo do empreendedorismo. Trata-se de uma iniciativa pioneira em Portugal, realizada numa dimensão municipal e com alunos do ensino secundário.
O IV Seminário de Empreendedorismo, a 29 de Janeiro, apresentará vários testemunhos de empresários de referência nacional e internacional, que configuram exemplos reais de sucesso, e terão um papel instigador e de inspiração junto dos jovens. Neste encontro, serão submetidos a votação os projetos candidatos ao Concurso de Ideias Jovem Empreendedor e entregues os prémios.
O Concurso de Ideias “Jovem Empreendedor” tem como objetivo a seleção de ideias inovadoras, nos vários sectores de atividade e que assentem em três categorias: negócio, criatividade e social, em torno das quais se possa perspetivar a criação de novos projetos que num futuro possam ser desenvolvidos em empresas. Podem concorrer todos os alunos que sejam selecionados para o Bootcamp, que estudem no concelho, em grupo de 2 ou 3 elementos, com o objetivo de explorar uma ideia empreendedora e inovadora.
Diário de Aveiro |