O Lions Clube de Ílhavo foi o responsável pela iniciativa na implantação do Memorial TRENCH em Calçada Portuguesa, um tabuleiro gigante, a preto e branco, numa singela homenagem à Calçada Portuguesa, que simboliza dois exércitos frente a frente, desde o soldado até ao general, que encabeça o topo da pirâmide de poder, separados por duas linhas de trincheira em diagonal, e que evoca através da arte a memória da Grande Guerra, que foi inaugurado no passado dia 30 de Outubro no Jardim Henriqueta Maia na Cidade de Ílhavo.
Esta implantação nasceu de uma parceria com o autor, Rui Alípio Monteiro, e com a Câmara Municipal de Ílhavo e tem na placa de inauguração inserido o símbolo dos Lions. A presidente do Lions Clube, Rosa Vieira, mostra-se satisfeita para ver coroado de êxito os esforços encetados e assim “perpetuar a evocação devida aos nossos Combatentes, que merecem este preito de gratidão”.
Na intervenção feita por Rosa Vieira, na sessão que se seguiu no Centro Cultural de Ílhavo, relembrou que “estamos a poucos dias de se comemorar o 97.º Aniversário da Assinatura do Armistício da Grande Guerra, o 92.º Aniversário da Liga dos Combatentes, o 41.º aniversário do Fim da Guerra do Ultramar e ainda estamos a evocar o Centenário da Grande Guerra”.
Referindo de seguida que “relembrar estas etapas comemorativas é importante para se lembrar o passado de Guerra, que tantas vidas ceifou e para enfatizar o valor e a importância da Paz. Por isso, uma boa altura para a inauguração deste Memorial que teve a colaboração do autor Rui Alípio Monteiro e o alto patrocínio da Câmara Municipal de Ílhavo.”
Diário de Aveiro |