Estão abertas as inscrições para a Semana Aberta da Ciência e Tecnologia. Até 13 de novembro há inscrições para uma mostra sobre o futuro. Antecipar o que vai ser o nosso futuro, dar uma espreitadela à ciência e tecnologia que está a ser desenvolvida nos laboratórios da Universidade de Aveiro (UA) e conhecer os cientistas que aí desenvolvem a sua atividade é a proposta oferecida aos milhares de curiosos que se inscreverem na Semana Aberta da Ciência e Tecnologia da UA.
De 23 a 27 de novembro ainda vai ser possível “pôr as mãos na massa” e experienciar a sensação de ser um cientista, um engenheiro, um gestor ou um contabilista.
No Campus Universitário de Santiago ou do Crasto, na Escola Superior Aveiro-Norte (ESAN), na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA) ou no Instituto Superior de Contabilidade e Administração (ISCA-UA), há mais de uma centena as experiências, atividades laboratoriais, palestras, workshops, saídas de campo, espetáculos e exposições programadas para acolher os mais diversos públicos.
Crianças do pré-escolar e alunos do 1º, 2º e 3º ciclo e do ensino secundário, estudantes do ensino superior ou público em geral podem inscrever-se e participar nas mais variadas atividades que preenchem o programa da Semana.
Construir e projetar pontes com esparguete; fazer uma viagem interativa através do corpo humano, trabalhar numa linha de montagem de aviões de papel; fazer creme hidratante e pasta de dentes; ser um investigador do CSI, um engenheiro ou um corretor da bolsa por umas horas ou um contabilista por um dia são alguns exemplos do tipo de atividades propostas pela UA.
Desde 2000 já passaram pela Semana Aberta mais de 70 mil pessoas e ao longo das suas 15 edições já realizadas decorreram mais de 5 mil sessões de atividades nesta que é a maior iniciativa de divulgação de ciência integrada na Semana da Ciência e da Tecnologia promovida pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.
Diário de Aveiro |