AGRUPAMENTO DE ESCUTEIROS DA PALHAÇA |
---|
| |
No fim de semana de 13 e 14 de Março, aconteceu a cerimónia de Promessas no Agrupamento de Escuteiros da Palhaça.
No sábado houve a vigília e no domingo, na Missa Dominical houve a Promessa.
Foi feita por dois novos chefes ambos do sexo feminino alguns novos Lobitos (4) e depois também de pioneiros, exploradores e pioneiros, estes em número global de 15.
Presente esteve o Chefe Regional de Aveiro e alguns outros agrupamentos vizinhos, como por exemplo de Aguada de Cima e Oiã, para além de muitos fiéis que encheram o templo da Palhaça.
É sempre um momento importante na vida de um Agrupamento e de uma comunidade paroquial, a participação nas Promessas. Elas são a reflexão sobre o renovar de promessas já feitas ou a admissão de novos membros, que assim se preparam para crescer como pessoas e como cristãos, nesta grande escola de valores que é o CNE.
Palhaça imaginar o passado
Aqui estamos a abordar o 1º quadro que vai constar do programa elaborado para as comemorações dos 200 anos da Paróquia de S. Pedro da Palhaça.
Assim, os retalhos da sua história, irão ser recriados nesse primeiro quadro, sob a designação de “A Origem Toponímica” e que decorrerá no Largo das Escolas Primárias, durante uma semana, com início em 12 de Julho.
Será pois um quadro que se irá construindo, fazendo, ao longo da semana 3 ou 4 casas, feitas de madeira e coberturas de junco ou palha, ou sejam as chamadas “casas palhaças”. O quadro será completado com alfaias agrícolas rudimentares, com um forno comum, com ferreiros e latoeiros e cesteiros, padeira. Haverá ainda a cerca de animais e quanto à animação ela será Medieval e será feita por moradores caracterizados à época e com música Medieval com bailes de rua feitos pelo povo da povoação. Ou seja, participação precisa-se.
Diríamos também, que dentro do possível, guardemos o período de 12 a 17 de Julho próximo, para vivermos estas comemorações. Por isso, as estamos a divulgar atempadamente.
Então, até ao próximo quadro.
19 de Março - Dia do Pai
É mais um dia do calendário, em que se procura realçar a figura do Pai Provera, que não fosse tanto por razões económica, mas mais por razões de valores.
O pai é uma das figuras pilar da família e por isso, num mundo cada vez mais globalizante, mas também despersonalizado e desumanizado, importa que haja momentos destes, não só para dar resposta às provocações que a estrutura familiar está a sofrer nos mais diversos aspectos, como para louvar a figura do Pai do Céu. Ele sim, a verdadeira matriz do Pai terreno.
Atentas a estas realidades e necessidades, as IPSS da Palhaça, irão proporcionar aos seus idosos um pequeno convívio no Parque das Termas da Curia e onde será oferecida a cada idoso uma pagela de S. José, que depois será também distribuída aos idosos do Apoio Domiciliário e a todos aqueles, que sendo utentes, a sua saúde já não permite que se desloquem.
MASF
Diário de Aveiro |
|
|
|