Especialistas internacionais discutem na Universidade de Aveiro estratégias de desenvolvimento rural. Keith Halfacree, Maria Jesus Rivera, Frank Moulaert, Fernando Oliveira Baptista, Eduardo Anselmo Castro e Elisabete Figueiredo são alguns dos convidados de renome internacional que se reúnem no Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da UA, esta segunda e na terça, para analisar e debater os significados do rural nas sociedades contemporâneas, práticas de consumo e principais orientações políticas relativamente ao desenvolvimento dos territórios rurais.
A conferência internacional “Meanings of the Rural – between social representations, consumptions and rural development strategies” começa esta segunda.
Em toda a Europa e particularmente em Portugal, as últimas décadas podem ser caracterizadas por mudanças profundas nos territórios rurais. As atividades agrícolas alteraram-se radicalmente, tanto devido às dinâmicas de intensificação e industrialização, como aos processos de abandono e perda de relevância social e económica dessas atividades.
As consequências destes processos são diversas segundo os países e regiões, tendo em conta o papel que os territórios rurais desempenham em termos económicos e sociais. Em muitos destes territórios as mudanças observadas conduziram à sua passagem de espaços produtores de alimentos a lugares de consumo.
Estas dinâmicas podem ser compreendidas como causas e consequências dos atuais processos de reconfiguração das áreas rurais, representando simultaneamente constrangimentos e oportunidades. Uma das principais consequências é, no entanto, o crescente entendimento do rural como espaço multifuncional, combinando as atividades e produções agrícolas e florestais com as funções de proteção ambiental, de preservação das tradições culturais e de promoção e desenvolvimento de atividades de turismo e lazer.
Estas novas funções relacionam-se igualmente com a redefinição do rural e da ruralidade nas representações sociais e institucionais, induzindo também novas procuras e consumos, novas relações rural-urbano, assim como a necessidade de reajustamento das políticas e estratégias de desenvolvimento rural.
Em simultâneo com a conferência internacional “Meanings of the Rural – between social representations, consumptions and rural development strategies” realiza-se, ainda, a terceira conferência internacional em Planeamento Regional e Urbano, a conferência internacional do Projeto Rural Matters e o IX Encontro Nacional de Planeadores do Território (ENPLANT).
No âmbito do IX ENPLANT, que decorre no primeiro dia da conferência, serão discutidos os desafios colocados à atividade de planeamento pelos territórios rurais, numa sessão dirigida em português e que contará com a presença de Álvaro Domingues, António Manuel Figueiredo e Jorge Carvalho.
Destaque, ainda, para o lançamento e análise do documentário ‘Vozes e Olhares sobre o Rural’, realizado por Daniel Amaral, aluno do Mestrado em Comunicação e Multimédia da Universidade de Aveiro, que se realiza no segundo dia da iniciativa, e para a exposição fotográfica ‘Rural Moments’, do fotógrafo humanista premiado internacionalmente Rui Pires, que ficará patente até 10 de Outubro, na Galeria da Livraria da Universidade de Aveiro.
Durante a conferência serão entregues também os prémios aos vencedores do concurso de fotografia ‘Significados do Rural em Portugal’.
Diário de Aveiro |