SECUNDÁRIA MÁRIO SACRAMENTO A MAIS PONTUADA |
---|
| |
As Escolas Secundárias Mário Sacramento (Aveiro), José Estevão (Aveiro) e de Oliveira do Bairro subiram ao palco dos Três Pinheiros, na Mealhada, na noite da passada sexta-feira, para aquela que foi a segunda sessão de apuramento do concurso inter-escolas «Escolíadas/2004».
Uma sessão onde não foi esquecida a tragédia de Madrid (Espanha), e que começou com o cumprimento de um minuto de silêncio em memória das vítimas do atentado terrorista no país vizinho, a pedido do júri do concurso.
Do trio participante, a Secundária Mário Sacramento, ao totalizar 189 pontos no conjunto de provas a concurso, foi a mais pontuada da sessão, conseguindo igualmente apurar-se provisoriamente para a grande final das «Escolíadas», a par da Escola Profissional de Vagos (200 pontos) – que mantém a liderança – e da escola Jaime Magalhães Lima (184), que continuam na luta pela manutenção de um lugar na sessão que irá apurar o vencedor de 2004 desta iniciativa. De resto, os resultados da segunda sessão ditaram o afastamento da Secundária de Ilhavo (182 pontos) do trio da frente, perdendo assim as esperanças de marcar presença na final.
Os 179 pontos alcançados pela Secundária de Oliveira do Bairro e os 174 obtidos pela Escola José Estevão acabaram por não ser suficientes para que estes participantes mantivessem esperanças de regressar ao palco dos Três Pinheiros, para disputar o troféu Escolíadas. Apesar disso, qualquer dos participantes da segunda sessão esteve de parabéns, com prestações que acabariam por ser elogiadas pelo júri e aplaudidas pelo público que se deslocou à Mealhada para assistir ao concurso.
No conjunto de provas a concurso (teatro, dança e/ou música, claques, pintura e cultura geral), a escola Mário Sacramento acabou por se superiorizar às suas congéneres em quatro delas, excepção feita à prova de cultura geral, que foi ganha pela José Estevão.
«Mãe-Mulher», foi este o tema proposto pela Secundária Mário Sacramento para o concurso. «Quando começámos a preparar a nossa participação, pretendíamos fazer uma homenagem às nossas mães. À medida que fomos cortando o texto da nossa prova de teatro, foi crescendo a Mulher de dentro da personagem da Mãe, de tal modo que o tema deixou de ser só Mãe e passou a ser também Mulher», explicou o grupo participante, para justificar a sua prestação que, no teatro se apresentou com uma peça que é uma adaptação livre da obra de António Vieira Campos «The Breakfast» e que na dança tentou expressar as várias facetas da mulher, transpondo igualmente para a tela sentimentos e comportamentos de mãe e mulher.
A temática do cinema, a sua evolução ao longo dos tempos, caracterizada por personagens que todos conhecemos como Charlie Chaplin, James Dean, passando por Marilyn Monroe e o mais recente Matrix foi a abordagem escolhida pela Secundária de Oliveira do Bairro para a sua participação, que culminaria com a prestação da claque onde, de forma com contornos de originalidade, os alunos apresentaram um genérico com o nome de todos os participantes nas provas, ilustrando a presença do cinema no quotidiano.
A exaltação aos «Descobrimentos» para, através da arte incutirem o desejo de repetir a determinação que o povo português mostrou ter no passado foi a proposta da Secundária José Estevão, apresentando um peça teatral com texto de autoria própria (Inês Sousa e Karina Costa), fazendo uma viagem ao passado, onde as fraquezas e glórias humanas não deixam de ser actuais e pretendendo através de comparações, alertar os espectadores para problemas actuais; enquanto na Dança os alunos dançaram ao som de Bach, lembrando os «bailes de corte», tentando retratar a época dos Descobrimentos.
Diário de Aveiro |
|
|
|