Um total de 458 pessoas recorreram ao Gabinete de Inserção Profissional de Estarreja no primeiro semestre deste ano para obter ajuda na procura de emprego e formação. Durante este período, o GIP encaminhou 208 utentes para ofertas de emprego e formação disponíveis no concelho e região. Para além da captação de ofertas junto das entidades empregadoras e formativas, o GIP presta informação a empresas e particulares acerca das Medidas de Apoio promovidas pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional.
Em junho deste ano, o concelho registava 1105 desempregados inscritos no Centro de Emprego, contabilizando menos 310 desempregados relativamente a junho de 2014. Ainda assim, comparando em termos homólogos, aumentou o número de utentes que se dirigiram ao GIP nos primeiros seis meses deste ano (317 pessoas registadas). Tendo como objetivo final assegurar a inserção no mercado de trabalho, “um posto de trabalho que se consiga é uma vitória”, afirma o Vereador João Alegria.
Esta é uma resposta de proximidade junto da população local que assim apoia jovens e adultos desempregados ou que procuram formação na definição ou desenvolvimento do seu percurso de inserção ou reinserção no mercado de trabalho. O projeto é desenvolvido em estreita articulação com o Centro de Emprego de Aveiro. Até ao final deste ano o gabinete vai passar a funcionar no Antigo Colégio, onde está instalada a Incubadora de Empresas de Estarreja.
Diário de Aveiro |