BIBLIOTECA DE ALBERGARIA RECEBE MOSTRA DE TRABALHOS DO PINTOR PEDRO OLAYO.

A investigadora e docente Isabel Faria apresenta a biografia do pintor conimbricense Pedro Olayo (Filho), esta quarta, às 18h00, em mais uma sessão “Encontros com Letras” na Biblioteca Municipal. De seguida, será inaugurada uma exposição com diversos trabalhos do artista, que está representado em várias coleções do Mundo, da Suécia à Dinamarca, da Holanda aos Estados Unidos da América.

Para Isabel Faria, escrever “Pedro Olayo (Filho) – Biografia” foi uma ousadia complicada, pois a vida do artista não foi trivial. “O que no livro se apresenta são meras pinceladas na tentativa de um esboço, feitas à vista, na presença e com o testemunho do original", afirma.

Pedro Olayo nasceu a 2 de Setembro de 1930, em Coimbra, e teve como mestres José Contente e Edmundo Tavares. Em Paris estudou os grandes nomes da pintura impressionista e licenciou-se em Belas Artes em Florença, Itália.

Ao longo dos anos, as suas obras despertaram a atenção da crítica especializada e, atualmente, o artista está representado em museus e galerias em Portugal e no estrangeiro, bem como em coleções particulares, como a da Rainha Isabel II de Inglaterra ou do falecido Rei Hassan II, de Marrocos. Já recebeu várias distinções na Venezuela, México, Argentina, Japão e Estados Unidos.

A exposição de Pedro Olayo (Filho) está patente na Biblioteca Municipal até 30 de setembro.

foto: Farol da nossa terra


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt