O Encontro de Direções Associativas vai decorrer na Universidade de Aveiro sob signo da pré-campanha eleitoral e uma das iniciativas é, mesmo, o encontro com candidatos para apresentarem propostas aos estudantes. Em Aveiro, os dirigentes associativos ouvem as propostas para o ensino superior das várias candidaturas às legislativas e apresentarão recomendações.
O ENDA decorre na UA de 4 a 6 de setembro sob o signo da pré-campanha eleitoral para as legislativas de 4 de outubro. Na sexta-feira, a partir das 21h30, na Sala de Atos Académicos, há debate com as juventudes partidárias correspondentes às candidaturas que se apresentam às legislativas de 2015. O debate não será aberto ao público e é dirigido aos delegados participantes no ENDA.
André Reis, presidente da direção da AAUAv, não esconde a satisfação pela organização do encontro na UA. “Era uma prioridade desta direção da AAUAv a realização deste tipo de iniciativas. Temos que continuar este caminho de colocarmos a Academia e a Cidade de Aveiro no centro da discussão das políticas de Ensino Superior do nosso país”.
O evento contará com a presença de mais de 70 associações estudantis de todo o país e mais de 250 participantes. O presidente da AAUAv acredita que este evento “será também dinamizador da economia local da cidade de Aveiro”, garantido que “a larga maioria dos participantes das diferentes associações ficam alojados nas unidades hoteleiras da cidade”.
De resto, às semelhança dos encontros anteriores, estarão na agenda grandes temas como financiamento do ensino superior, organização do sistema de ensino superior, apoio social e abandono escolar que serão aprofundados ao longo dos três dias de debate. Como inspiração, os delegados contam com um caderno reivindicativo de 70 páginas aprovado há dois encontros.
Diário de Aveiro |