A empresa de conteúdos interativos Lampwave Studio, sediada na Incubadora de empresas da Universidade de Aveiro, em parceria com o projeto Weeks, que criou um protetor solar vendido em unidoses, está a colocar em marcha uma campanha de sensibilização para os perigos ocultos da exposição solar.
Durante toda a tarde do próximo sábado, 15 de agosto, ao longo do areal da praia da Barra e no bar Offshore, decorrerão atividades de sensibilização que incluem a presença de dois mimos vestidos de vermelho, uma centena de bolas amarelas (em representação do sol) para oferta aos veraneantes, uma competição num jogo didático sobre os perigos da exposição solar e a oferta de prémios aos melhores concorrentes.
“Protege a tua pele deste perigo oculto” é o mote da campanha. “É tudo muito simbólico: dois mimos, vestidos de vermelho, passear-se-ão pelo areal, na pele, literal, do cancro da mesma, tão silenciosos quanto ele. Segurando uma nuvem de bolas, todas para oferecer aos veraneantes, representarão o sol, com fator 50 de diversão”.
A ideia da campanha foi da empresa Lampwave Studio, produtora de conteúdos interativos, nomeadamente com o jogo didático “Sunny Rush – The Sun Care Game”, em parceria com a Weeks – “Loving Sun Care”, projeto que consiste num protetor solar comercializado em unidoses e disponibilizado em máquinas de venda em locais estratégicos, normalmente associados à exposição solar.
O jogo, desenvolvido em 2014 pela Lampwave Studio, sediada na Incubadora de Empresas da Universidade de Aveiro, é uma versão do conhecido jogo PACMAN, em que o narval “Lampas”, espécie de baleia com os maiores caninos do mundo, tem que caçar alguns elementos como protetores solares, bonés, chapéus de praia, guarda-sóis ou garrafas de água, e ainda ter forças para comer os caranguejos, os cancros da pele do jogo, antes que seja comido por eles.
No jogo, estão identificadas as horas de risco, que definem os níveis de dificuldade, sendo que quanto maiores os perigos do sol de acordo com o relógio, mais veloz e agressivo se torna o jogo.
Este projeto, ainda pioneiro, propõe-se a vender protetor solar em unidoses, disponibilizando o produto em máquinas de venda nas praias, parques aquáticos, museus, alojamentos turísticos ou parques de campismo. Está já à venda em alguns pontos da cidade de Aveiro e nas praias da região, numa fase de perceção da adesão do público à ideia.
Diário de Aveiro |