Sete Universidades portuguesas estão entre as mil melhores do mundo. No ranking internacional, divulgado hoje, continuam nos lugares cimeiros: Harvard, Stanford e o MIT. No Top 10 estão oito Universidades norte-americanas e duas britânicas. A Universidade de Lisboa é a primeira portuguesa na lista, no lugar 257 e a subir mais de 20 posições em relação ao ano passado. Segue-se a Universidade do Porto, Coimbra, Aveiro, Universidade Nova de Lisboa, Minho e Algarve, a meio da tabela. Das sete universidades portuguesas entre as melhores do mundo, quatro melhoraram a classificação.
O Center for World University Rankings põe Harvard, Stanford e MIT no pódio. As portuguesas ocupam lugares um pouco mais abaixo na tabela, entre as 1000 melhores instituições mundiais.
Quanto às nacionais, além da Universidade de Lisboa, está a Universidade do Porto, que este ano cai na tabela, passando de 290 para 308. Mais abaixo, encontra-se a de Coimbra, que sobe do 545 para o 507. Aveiro (de 553 para 557), a Nova de Lisboa (de 632 para 612), Minho (de 679 para 629) e a do Algarve (de 962 para 996), são as restantes. Há, assim, quatro Universidades portuguesas a subir na tabela.
Diário de Aveiro |