Dois indivíduos, de 38 e 40 anos, residentes no Porto, foram detidos por alegada contrafacção de moeda pela GNR Águeda, através do Núcleo de Investigação Criminal(NIC), revelou, ao jornal da Bairrada fonte policial. Na sequência desta operação, ainda foi desencadeada uma busca à residência dos indivíduos, na área do grande Porto, tendo sido apreendidos um digitalizador com impressora, uma resma de papel reciclado e um xis acto.
Os homens faziam-se transportar num BMW-325 novo, avaliado em 40 mil euros, que também foi apreendido.
Segundo a fonte, os dois homens, com antecedentes criminais, andavam na zona de Águeda e de Oliveira do Bairro a efectuar compras, utilizando notas falsas de 50 euros como moeda de pagamento.
O grau de falsificação das notas era razoável e só com muita atenção é que se verificava tratar-se de uma cópia, disse ao Jornal da Bairrada a fonte policial.
Os alegados falsificadores acabariam por ser descobertos num café, quando procuravam destrocar uma nota para efectuar um pagamento numa mercearia.
Perante a desconfiança do dono do café, um elemento do NIC, que, casualmente, se encontra lá, verificou estar perante um caso de contrafacção de moeda.
A GNR ainda conseguiu recuperar 15 notas que já tinham entrado no mercado (uma em Oliveira do Bairro e 14 em Águeda), assim como recuperar os bens comprados com o dinheiro falsificado e entregá-los aos proprietários.
Os alegados falsificadores foram presentes ao tribunal de turno de Anadia, tendo sido decretada como medida de coação apresentações periódicas. Diário de Aveiro |