Realizou-se esta sexta-feira no Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA) o IX Encontro Nacional de Riscos e o II Fórum de Riscos e Segurança, organização conjunta do ISCIA e da RISCOS. Assistiram ao evento, entre outras entidades, o Vice-Almirante Silva Ribeiro (Diretor Geral de Autoridade Marítima) e Carlos Ferreira (Dirigente Nacional da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais).
Luciano Lourenço, presidente da RISCOS, falou sobre “Riscos e Crises. Teoria e pragmatismo” e o Contra Almirante Henrique Gouveia e Melo, presidente do Observatório de Segurança Marítima do ISCIA (OSM) sobre o site “MARITIME PIRACY Gult of Guinea”.
Durante o dia foram apresentadas 22 comunicações, oriundas de investigadores de várias instituições, nomeadamente da Marinha, da Universidade do Porto, da Universidade de Coimbra, Universidade de Aveiro, Universidade de Santiago de Compostela e Universidade de Lisboa.
De entre os vários temas abordados, foram alvo de comunicação a “Ameaça do aumento da pirataria na Ásia-Pacífico”, a “Análise de risco na via navegável” e a “Identificação de risco de stress térmico em postos de trabalho”.
Esta ação conjunta da RISCOS (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra) e do ISCIA realiza-se a cada dois anos. Acompanhando a organização deste evento, foi lançado um livro com os resumos das intervenções, que pode ser pedido ao ISCIA via Mareliberum (www.mareliberumeditora.com).
Diário de Aveiro |