CONCERTO COM 187 VOZES EVOCA MÁRTIRES DA LIBERDADE.

Aveiro recebe, este sábado, um espetáculo com 187 vozes que irão evocar os aveirenses mártires da liberdade. Com este Concerto ao Vivo comemora-se o 187º aniversário da Revolução de 16 de maio de 1828, lembrando os aveirenses que sacrificaram a vida por Portugal e ficaram conhecidos como “Mártires da Liberdade”.

O concerto, com a participação da Orquestra das Beiras, inserido nas Comemorações do Feriado Municipal está marcado para sábado à noite na escadaria e plataforma do Edifício Fernando Távora, como grande anfiteatro para o público, mas também na Zona Histórica da Cidade que envolve a Praça de Melo Freitas (local do monumento evocativo) e envolvente da Ponte de Praça e Rua de João Mendonça.

O concerto envolverá 187 vozes provenientes de vários coros locais que se associaram à iniciativa. Estarão presentes o Coro do Conservatório Calouste Gulbenkian, o Graduale – Música Sacra de Aveiro, o Coro Voz Nua, o Coral Polifónico, o Coro da Vera Cruz, o Coro de Santa Joana, o coro do DECA – Departamento de Comunicação e Arte, a Tuna Feminina, Tuna Universitária, o Coro de S. Pedro de Aradas e o Coro da Academia de Saberes. A direção artística do Coro e da Orquestra Filarmonia das Beiras será do Maestro António Vassalo Lourenço.

A anteceder o concerto coral será deposta uma coroa de flores no obelisco erigido pelo Clube dos Galitos na Praça Joaquim de Melo Freitas. Ato que serve de homenagem à ação destas personalidades e à coragem que distingue a cidade de Aveiro na história nacional.   


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt