A Biblioteca Municipal de Albergaria vai acolher, no sábado, uma ação de formação livre sobre comportamentos difíceis, em pessoas com autismo ou síndrome de Asperger e ADHD (défice de atenção). Intitulada “Comportamentos difíceis – Uma abordagem positiva”, a ação é dirigida sobretudo a professores, pedagogos e psicólogos das escolas e jardins de infância.
A formação será dinamizada por Renata Golebiowska, especialista polaca em diagnóstico e terapias de pessoas com degenerações do foro neurológico e pedagoga de educação especial. É docente na Universidade da Baixa Silésia, em Wroclaw, e na Escola Superior de Psicologia Social, em Varsóvia, exercendo também atividade no Celestine Rehabilitation and Neuropsychiatry Centre, de Wroclaw.
A formação, que decorre em dois períodos, entre as 9h00 e 13h00 e entre as 14h00 e as 18h00, é dividida em cinco áreas temáticas: “O que é um comportamento difícil, fundamentos teóricos”; “A especificidade dos comportamentos difíceis em pessoas com autismo e síndrome de Asperger”; “Observação de comportamentos difíceis – A análise das causas e condições”; “A atuação reativa sem penalizações – É o que vale a pena fazer!”; terminando com o workshop “Como gerir os comportamentos?”.
Diário de Aveiro |