Ao longo da semana de 16 a 20 de Março o Instituto Duarte de Lemos acolheu a iniciativa da Câmara Municipal de Águeda “O Arqueólogo vai à escola”.
Esta atividade foi dirigida aos alunos do 7.º ano de escolaridade, no âmbito das aulas de História, e contou com a presença de Carlos Maia, arqueólogo da Câmara Municipal de Águeda.
Ao longo de cinco sessões, destinadas a cada uma das turmas deste nível de ensino, Carlos Maia desvendou aos alunos os segredos da Arqueologia, disciplina que tanta curiosidade desperta nos mesmos. Após uma apresentação sobre as metodologias e as origens da Arqueologia, bem como a sua importância enquanto aliada preciosa e inseparável das épocas mais remotas da História da Humanidade, os alunos foram brindados com o contacto direto com réplicas de vestígios arqueológicos, que constituíram o momento alto desta sessões. A cada vestígio que ia passando pelas mãos dos alunos iam-se multiplicando as questões colocadas e o interesse despertado por esta aliciante ciência. Como melhor sinal da validade e interesse desta atividade ficou já o agendamento de novas sessões no início do próximo ano letivo.
Texto e foto:IDL.
Diário de Aveiro |