A Associação para a Defesa dos Interesses da Gafanha da Nazaré, agora liderada por Humberto Rocha, confirma a realização de um encontro com representantes da CIMPOR, do porto de Aveiro e das autarquias locais, para debater a movimentação de petcoke no porto de Aveiro e revela que há indicadores positivos sobre esse encontro. “A deslocação da Delegação da Cimpor para dialogar connosco demonstra a justeza das nossas reivindicações e o respeito pela nossa luta, mas também, temos de reconhecê-lo, o interesse da Cimpor em resolver os problemas levantados pela movimentação do Petcoke, na nossa Terra”, adianta a associação em comunicado.
A empresa cimenteira terá deixado garantias quanto à implementação de medidas descritas no Projecto de Licenciamento e outras adicionais que garantam a minimização dos impactos da operação de movimentação. Nessa lista de medidas adicionais a associação adianta que estão questões como “a presença dum funcionário da Cimpor, em permanência, durante a carga e descarga, para que sejam cumpridas todas as regras do bom manuseio do produto e a garantia de que, quando o vento estiver mais forte, as operações de carga e descarga são suspensas”.
O Presidente da ADIG “regista com muito agrado, a disponibilidade da Cimpor para a solução deste problema, bem como ter a seu lado a Junta de Freguesia, a Câmara Municipal e a APA”, conclui a declaração de Humberto Rocha.
Diário de Aveiro |