PROJECTO PARA ERRADICAR ARRUMADORES |
---|
| |
Aveiro
Autarquia lança hoje projecto para erradicar arrumadores
A Câmara Municipal de Aveiro anuncia hoje um projecto tendo em vista a promoção social e profissional dos «arrumadores de automóveis«, de forma a dar resposta à actual situação vivida naquela cidade.
Da responsabilidade da Divisão de Acção Social e do Pelouro da Saúde da Câmara de Aveiro, em conjunto com a Polícia Municipal e diversas entidades, o projecto «Agir para Inserir« é apresentado às 11:30 no salão nobre do Parque de Exposições municipal.
A iniciativa surge após o ministro da Administração Interna, Figueiredo Lopes, ter anunciado a intenção de alargar ao país a experiência do projecto «Porto Feliz«, lançada pela Câmara do Porto para erradicar os arrumadores daquela cidade.
Contudo, fonte da autarquia de Aveiro assegurou à Lusa que este é um projecto autónomo e que tem vindo a ser preparado durante o último ano.
Um grupo de intervenção directa das Florinhas do Vouga, uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), que tem dedicado atenção a estas pessoas, estima que haja actualmente entre 15 a 20 «arrumadores de automóveis« em Aveiro.
Em declarações à Agência Lusa, Sandra Almeida, coordenadora do grupo, disse que se trata de uma «população flutuante«, porque alguns estão detidos.
«Praticamente são todos de Aveiro, mas ouvi falar de uma carrinha que vem deixar alguns que ficam a arrumar carros e, mais tarde, vem recolhê-los«, acrescentou a psicóloga desta IPSS, dependente da Diocese de Aveiro e vocacionada para o apoio às classes mais desfavorecidas, nomeadamente as crianças e idosos.
O grupo de intervenção das Florinhas do Vouga dedica-se à prevenção da toxicodependência e começou a visitar periodicamente os «arrumadores« aveirenses, porque, segundo Sandra Almeida, a maior parte são toxicodependentes.
Esta responsável adiantou ainda que durante o trabalho desenvolvido, até este momento, já conseguiram recuperar sete pessoas.
Lusa
(27 Fev 03 / 9:04) Diário de Aveiro |
|
|
|