CRIANÇAS DE ALBERGARIA TREINADAS NO FABRICO DO PÃO E NA PARTILHA DAS ATIVIDADES DOMÉSTICAS.

As crianças do ensino pré-escolar da rede pública, privada e IPSS do Concelho de Albergaria vão poder aprender a fazer pão durante a Hora do Conto da Biblioteca Municipal, partindo da história Maruxa, de Eva Mejuto. A sessão começa logo na entrada principal, com a receção do Zezinho que procura a sua Maruxa, pois está com fome e quer comer pão. Mas para tal, precisa primeiro de ter todos os ingredientes para a sua esposa o confecionar. Com a ajuda das crianças, Zezinho vai à procura de farinha para peneirar, água e fermento. Só que, no final, Maruxa diz estar muito cansada para cozer o pão.

Para além de ser um conto divertido, este transmite também uma lição de vida. Maruxa tem de fazer todas as tarefas domésticas sozinha e, como Zezinho nunca ajuda, ela cansa-se mais rapidamente e já não consegue fazer o pão que o marido quer. Depois de um dia muito atarefado em busca dos ingredientes necessários, Zezinho percebe o quão difícil é ser “dona de casa” e passa a ajudar a esposa.

Para melhor compreender todo o processo de confeção do pão, no final da história as crianças vão até à vizinha Padaria Central aprender com os padeiros.

 


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt