SECUNDÁRIA Nº1 DE AVEIRO ARRECADOU TÍTULO |
---|
| |
Mealhada
Final da 13ª Edição das Escolíadas
Secundária Nº1 de Aveiro arrecadou título
As escolíadas já têm umaescola vencedora. A 13ª sessão realizou-se na Quinta dos Três Pinheiros, na Mealhada, para apuramento do vencedor do distrito de Aveiro.
Depois de uma maratona competitiva que ao longo dos últimos dois meses fez passar pelo palco 11 estabelecimentos de ensino aveirenses, no sentido de apurar para a final as três escolas melhor pontuadas - Escola Profissional de Agricultura de Vagos, Secundária Nº1 de Aveiro e Homem Cristo, igualmente de Aveiro - na Sexta-feira os finalistas proporcionaram um espectáculo artístico e de intercâmbio escolar de elevada qualidade, independentemente de ser um concurso onde necessariamente tem que ser encontrado um vencedor. Ingredientes como a emotividade e a incerteza do desfecho final, foram motivos acrescidos de interesse para o numeroso público que se deslocou à Discoteca «Outro Mundo» para assistir à prestação de provas dos participantes.
De facto, ao somar 236 pontos, a Escola Secundária N.º 1 de Aveiro, arrecadou o trofeu «Escolíadas/2002», mas a verdade é que o equilíbrio com a sua congénere da Homem Cristo foi notório durante todo o concurso, acabando esta por ficar a escassos três pontos (233) da vencedora. Com este título, a escola Nº1 obteve assim o primeiro título desta competição. De resto, foi também a primeira vez que este estabelecimento conseguiu uma presença na final.
Com 212 pontos na soma das provas pontuáveis (teatro, música e/ou dança, claque, pintura e cultura geral), a Escola Profissional de Agricultura de Vagos ficou na terceira posição mas acabou por ter um desempenho notável, considerando que este foi o primeiro ano que participou nas «Escolíadas».
Numa análise individual às provas - avaliadas por um júri nomeado pela Direcção Regional de Educação do Centro - a Secundária Nº1 revelou uma clara vantagem, sendo o concorrente mais pontuado nas categorias de Música/Dança, Pintura, Cultura Geral e ainda na claque, onde dividiu o primeiro lugar com a Homem Cristo. Enquanto isso, a escola Homem Cristo conseguiu estar melhor no domínio do Teatro, apresentando uma peça baseada na história de Alice no País das Maravilhas. «Labirintos do Pensamento» assim se intitulava a peça teatral desta escola que, de resto, apresentou provas que sempre rodaram em torno desses mesmos «labirintos», quer do corpo, do pensamento ou mesmo do tempo.
Inspirada nas obra de August Srinberg, «O Inferno», a escola Nº1 apresentou no teatro uma reflexão filosófica sobre a manipulação que os poderosos exerceram e continuam a exercer sobre o comum dos mortais. «Divertem-se os Deuses», assim se designava a prova teatral desta escola. Um tema que acabaria por ser prolongado a outras áreas competitivas deste estabelecimento de ensino.
Uma mensagem contra motivações como o terrorismo foi a ideia geral patente nas prestações da Escola Profissional de Agricultura de Vagos que, teatralmente, transportou os presentes até aos atentados do 11 de Setembro sobre o World Trade Center.
Terminadas que estão as duas sessões de apuramento dos vencedores de Coimbra/Viseu (Escola Secundária D.Dinis de Coimbra) e de Aveiro das «Escolíadas/2002», no próximo dia 31 de Maio irá realizar-se a cerimónia de entrega de prémios do concurso, que decorrerá igualmente nos Três Pinheiros.
(21 Mai 02 / 9:56)
Diário de Aveiro |
|
|
|