A “Festa do Documentário e da Música” começa esta quinta-feira, em Ovar, com a presença do escritor, académico e investigador António Abreu Freire. Sendo um dos maiores especialistas lusófonos da vida e obra do Padre António Vieira, autor de vários livros de referência sobre este nome maior da cultura portuguesa, o Professor Abreu Freire realizou, em 2007, uma viagem de barco à vela atravessando o Atlântico e percorrendo 3 continentes na rota das viagens e dos espaços de Vieira. Esta odisseia que durou um ano permitiu-lhe escrever um “Diário de Bordo” que se reflete no filme “A pedra e a Palavra”.
"Estando presente para apresentar o filme de que em parte é autor, motivará uma conversa sobre este documentário premiado e realizado pelos cineastas brasileiros Joaquim Haickel e Col Belluzzo".
António Abreu Freire falará ainda dos novos projectos de filmes em que está envolvido e que aproximam as culturas portuguesa e brasileira.
Nesta sessão de abertura será ainda exibida a curta-metragem documental de animação “A ria, a água, o homem...” de Manuel Matos Barbosa. Obra que espelha a Ria de Aveiro com a cumplicidade da voz do ator Joaquim de Almeida e os textos de Raul Brandão.
A “Festa do Documentário e da Música” exibirá ainda neste dia os filmes “Água prateada – um auto-retrato da Síria” e “20.000 dias na terra”.
A noite do primeiro dia encerra com a projeção do documentário “20.000 dias na Terra” de Iain Forsyth e Jane Pollard, no qual Nick Cave explica a sua visão do mundo, a sua vida e acima de tudo a filosofia que está na origem da composição das suas músicas. Este filme será ainda exibido também nos dias 23 e 24.
A “Festa do Documentário e da Música” estende-se até ao dia 28, e reúne filmes e intervenções à volta destes dois temas que tantas vezes se cruzaram. O Cinema Dolce Vita de Ovar é o organizador do evento, conjuntamente com a Filmógrafo e apoios locais.
Diário de Aveiro |