AINDA O ENCERRAMENTO DA APEADEIRO DE AGUIM |
---|
| |
Tamengos
Ainda o encerramento da apeadeiro de Aguim ao trânsito automóvel
Quando pela primeira vez escrevi sobre este assunto, pensei que voltaria a escrever sobre ele, mas para dar os parabéns, pois na minha boa fé acreditei que as autoridades competentes ( Juntas de Freguesia, Câmara Municipal, Junta Autónoma de Estradas, EDP e CP, estariam “distraídas e não se teriam apercebido dos problemas, e que após a divulgação destes num meio de comunicação social, os problemas seriam prontamente sanados.
Infelizmente, e passado tanto tempo, tudo se mantém na mesma pelo que julgo minha obrigação voltar ao assunto, enumerar novamente os problemas e esperar que desta vez, a notícia seja lida por alguém das autarquias ou das referidas empresas, com sentido de responsabilidade suficiente para acabar de uma vez por todas com este estado de abandono do local.
Relembrando os factos: O apeadeiro de Aguim foi (à cerca de dois meses) encerrado ao trânsito sem que tal facto tenha sido comunicado às populações que geralmente utilizam a via. Como alternativa foi aberta ao transito a nova ponte (que estava construída há muitos anos e que se encontrava vedada com redes e pedras).
Nessa altura, alertei neste mesmo jornal para a falta de sinalização horizontal na ponte, que por esse facto (e principalmente de noite) se torna perigosa; continua tudo na mesma!
Nessa altura alertei para o facto de a estrada que liga Tamengos à E.N 1, ter falta de iluminação, falta de postes e que os existentes tinham lâmpadas fundidas, o que naturalmente provoca que quem anda a pé evite o uso dessa via; continua tudo na mesma!
Nessa altura alertei, mas… continua tudo na mesma!
Mas, e como, confesso, não sou utilizador regular dessa via, apercebi-me agora que os problemas não se ficam por aqui, e já agora, aproveito a oportunidade para tentar de uma vez por todas apontar todos os “defeitos” que considero existir.
Assim, quem circula de Tamengos em direcção à E.N 1, só quando passa junto à ponte se apercebe que é por esta que tem de continuar viagem, pois só aí vê o sinal de estrada com saída. Se for de dia, certamente se aperceberá que a ponte existe, se for de noite e não conhecer, pode sempre ter a sorte de estar um carro a passar, ou então com muita fortuna apercebe-se que do lado esquerdo está a ponte e “arrisca”.
Quem circular na E.N 1 sentido Norte- Sul, após apanhar um susto ao passar pela ponte (entroncamento não sinalizado), vai seguir as placas de Tamengos e após virar verificará que foi dar a uma estrada sem saída (apeadeiro de Aguim); faz a inevitável inversão de marcha e chegando à EN 1, sabendo que tem que voltar atrás, deve-se lembrar da tal ponte não sinalizada e ir por aí. Não conhecendo, e como não existe outra sinalização para Tamengos, poderá tentar entrar no cruzamento da Curia ou da Mealhada.
Quem circular na EN1 sentido Sul- Norte, vai seguir as placas de Tamengos, e vai-lhe acontecer exactamente o mesmo a quem seguia no sentido inverso. Com muita sorte apanha muito trânsito enquanto está parado no “Stop” da ladeira de Aguim, e enquanto espera, ao olhar para o fundo sempre se pode aperceber que o apeadeiro está fechado ao trânsito, e, pode ser que ao olhar para o lado direito repare que existe um novo cruzamento (não sinalizado) que é a nova ponte. Se assim for pode seguir por aí que vai dar a Tamengos. No entanto e lá diz o ditado que “quem tem boca vai a Roma”, e sendo assim, o meu conselho é: Parem o carro e perguntem; se não se quiserem dar ao trabalho, uma coisa é certa, e deveria de estar no pensamento de todos os que resolveram fechar o apeadeiro, abrir a ponte e não alterar a sinalização – as pessoas só caem uma vez e após caírem ficam a conhecer a situação…
Embora o rol das queixas já vá longo, à sempre espaço para mais uma, que tal se tratassem das bermas da tal estrada que liga Tamengos a Aguim, é que as canas estão a invadir a estrada de forma que os peões não se podem desviar dos carros e estes se se tiverem que cruzar, vão por certo ganhar novos riscos na pintura.
Confesso que com tantas explicações se calhar as autoridades estão cheias de vontade de arranjar o que está mal e não sabem se eventualmente se vão esquecer de alguma coisa, pelo que vou nomear novamente as necessidades que entendo serem urgentes para o local – 1- Alterar as placas de sinalização da localidade Tamengos na EN1; 2- Sinalizar convenientemente o novo entroncamento (Ponte) na EN1 e na estrada Tamengos –Aguim; 3- Sinalizar na horizontal a nova ponte; 4- Iluminar toda a estrada Tamengos- Apeadeiro de Aguim; 5- Arranjar as bermas da mesma estrada.
Afinal não é nada de transcendente e como tal espero ainda voltar ao assunto para parabenizar quando a obra estiver pronta.
Pedro Figueiredo
(4 Fev / 16:48)
Diário de Aveiro |
|
|
|