O MAIOR ORÇAMENTO DE SEMPRE |
---|
| |
Câmara Municipal de Anadia
O maior orçamento de sempre
Litério Marques, presidente da Câmara Municipal teve sobradas razões para passar o fim de ano descansado, na medida em que viu não só aprovado pelo Executivo da Câmara Municipal por maioria (com a abstenção do Vereador do PS, António Francisco Ferreira), mas também na Assembleia Municipal, apenas com um voto contra do deputado... do CDS/PP e a abstenção dos deputados do PS, o Orçamento e Plano de Actividades que é ambicioso e o maior de sempre, num tempo em que muito se fala de contenção. Aliás, o edil anadiense tem afirmado amiúde que a câmara está bem de saúde financeiramente falando.
PS ABSTEVE-SE
O Presidente da Câmara considera que “este é um orçamento realista embora pareça expansionista, dado que é um dos maiores orçamentos da câmara dos últimos anos”.
O orçamento da Câmara e do SMAS de Anadia atinguem o valor de 28.714.106 Euros, o que, na opinião da autarca mostra “a dinâmica que a câmara está a ter neste momento”.
Quem na reunião do executivo (04.12.02) elogiou os documentos aprovados foi o vereador José Manuel Ribeiro, que considerou que “demonstram com evidente clareza as prioridades do executivo, o que vem comprovar a existência de uma estratégia política”, acrescentando que, este é um projecto arrojado, dinâmico e virado para o futuro, que obrigará a uma boa e criteriosa gestão financeira”.
Entretanto, espera que “a taxa de execução seja razoável”, pois que “acredita na capacidade de trabalho do executivo, designadamente do presidente”.
Segundo José Manuel Ribeiro há rubricas que “são os pilares fundamentais e as prioridades do executivo”, nomeadamente nas áreas da cultura (10%), desporto, recreio e lazer (12,3%), saneamento (13,5%), ordenamento do território (16,4%), e rede viária (20,7%). De resto, estas últimas duas rubricas envolvem o reforço susbtancial de verbas comparadas com o Plano de Actividades do ano transacto.
Cita ainda outras obras que considerou também importantes para o concelho, como habitação social (350 mil Euros), zonas de expansão urbanas e respectivas infra-estruturas (1.100 mil Euros), o novo edifício Praça Viconde Seabra e requalificação do centro de Anadia (1 milhão de Euros), recuperação da Quinta dos Cabrais (1.386 mil Euros), a construção de biblioteca municipal, (750 mil Euros), edificação do novo cine-teatro (632 mil Euros), pavilhão gimno-desportivo (750 mil Euros), novo mercado municipal (425 mil Euros) e a nova via de acesso à vila de Anadia (845 mil Euros).
Já para António Francisco Ferreira, vereador do PS “este orçamento é pouco realista, tendo em conta a situação económica portuguesa”, porque, explicitou, “vamos ter dificuldades na obtenção de receitas do Orçamento de Estado”. É que “o próprio governo já anunciou que as transferências de receitas para as autarquias vão ser reduzidas”. O encaixe de receitas, provenientes de alguns impostos, também sofrerão alguma redução, dadas as dificuldades de determinadas empresas.
Por isso, o vereador socialista entendeu que deva abster-se, na medida em que o Plano de Actividades e o Plano Plurianual de Investimentos contemplam algumas iniciativas que constavam do programa do partido rosa nas eleições à Câmara. Aliás, fez questão de afirmar que “a nossa posição não é de boicote”, mas “estamos aqui para ajudar a engrandecer o concelho”. Apesar disso, lamentou que os documentos não incluíssem “explicações mais pormenorizadas”, nem tão pouco constasse “o inventário patrimonial do concelho para a lei exige”.
AS PRINCIPAIS OBRAS
Rede viária é o sector mais abonado, pois está cabimentado com uma verba de 3.915 mil Euros (9,2%) e contempla a pavimentação, conservação e beneficiação de diversas vias municipais, incluindo colocação de lancis, construção de muros implementação de águas pluviais. Neste número está incluída a construção do arrumento de ligação da Rua Júlio Maia à Avenida 25 de Abril e beneficiação dos arruamentos envolventes; a nova via de acesso à Anadia pelo sul; beneficiação da EN 331-1 entre os concelhos de Oliveira do Bairro e Anadia; beneficiação da EN 235; construção e recuperação de novos pontões e de rotundas em diversos locais do concelho; construção de passeios e execução de arranjos urbanísticos para a revitalização de espaços públicos em diversas freguesias do concelho.
A rubrica ordenamento do Território comporta uma verba de 3.185 mil Euros, representando 15,6% do valor do orçamento total, que contempla, entre outras obras, a construção do edifício da Praça Visconde Seabra, recuperação das Quintas dos Cabrais, remodelação do Largo do Município, correcção de lancis e passeios (obras em curso no momento) e construção dos arranjos exteriores ao Centro Cultural.
Por sua vez, o Saneamento que envolve 2.535 mil Euros (12,7%), contempla obras como rede de saneamento geral em diversas localidades do concelho, construção de emissários em Vila Nova de Monsarros, Paredes do Bairro, Ancas, Paraimo/Fogueira, Ribeiro/Sangalhos, Moita/Ferreiros; construção da rede de drenagem de águas residuais da Pedralva, S. Lourenço do Bairro, Outeiro de Baixo, com ligação à ETAR de Mogofores; sistema de drenagem de esgotos do sudeste do concelho; construção da rede de saneamento de Avelãs de Cima (Cerca e Pereiro), Vilarinho do Bairro, Poutena e Paredes do Bairro.
Quanto às redes da água, o plano de actividades prevê a ampliação do abastecimento da rede de água a vários locais, nomeadamente as zonas industriais e reforço do caudal ao sub-sector Sangalhos.
A rubrica Desporto, Recreio e Lazer, foi contemplada com uma verba de 2.525 mil Euros (12,4%) e contempla a construção de novas bancadas no Estádio de Anadia, bem como a sua vedação exterior e construção de sanitários; implementação da 2ª fase do complexo desportivo de Anadia, com a construção de pavilhão gimnodesportivo, campo relvado de treinos, acesso e arranjos envolventes; construção do kartódromo e conclusão da construção do pavilhão de Ancas.
A cultura representa 9,8% do orçamento total, ou seja, esta rubrica está cabimentada com uma verba de 1.991 mil Euros. Entre as diversas obras programadas consta a construção da biblioteca municipal, incluindo infra-estruturas e arranjos exteriores; construção de diversos centros culturais; construção do cine-teatro de Anadia e conclusão da construção do Museu do Vinho - 2ª fase, entre outras.
(10 Jan / 14:05) Diário de Aveiro |
|
|
|