ALUNOS RECEBEM PRÉMIOS R. LAPA |
---|
| |
Anadia distingue estudantes com prémio Rodrigues Lapa
A consagração para quem é o melhor
Manuel Zappa
Pelo sétimo ano consecutivo, a Câmara Municipal de Anadia e a Casa Rodrigues Lapa, em colaboração com os estabelecimentos de ensino do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário do município de Anadia, premiaram os melhores alunos do ano lectivo 2001/2002.
Trata-se do prémio escolar Professor Rodrigues Lapa, cuja cerimónia de entrega decorreu, na passada sexta-feira, no salão Nobre dos Paços do Município.
“HOMEM SIMPLES E AFÁVEL”
Uma iniciativa a que se juntou também o Lions Clube da Bairrada, com a entrega de três menções honrosas e um prémio pecuniário de 300 euros aos melhores alunos de português, dos concelhos de Anadia e Oliveira do Bairro.Numa sala repleta de alunos, pais, encarregados de educação e professores, assistiram a uma cerimónia a que se associaram também Carlos Alegre, que proferiu uma palestra sobre Rodrigues Lapa, António Chambel, presidente dos Lions Clube da Bairrada e Lídia Oliveira e Litério Marques, presidentes da Assembleia Municipal e Câmara Municipal, respectivamente.
A cerimónia teve início com uma palestra, proferida por Carlos Alegre, um cidadão que lidou de perto com Rodrigues Lapa e que trouxe à memória dos presentes algumas as recordações vividas com tão ilustre figura.
Carlos Alegre começou por dizer que era difícil recordar emoções e sentimentos, que para si se traduzem em momentos. Um momento e um tempo que o marcou, de um homem que conheceu, cuja diferença de idades se cifrava em 37 anos, mas que deu para ver estar na presença de uma pessoa austera, que tinha um feitio fechado e era pouco expansivo.
Sobre a atribuição deste prémio, Carlos Alegre recordou que “na génese deste prémio, esteve uma ideia de Rodrigues Lapa”, que acabaria por oferecer a sua biblioteca à Câmara Municipal.
Ainda sobre o seu carácter, aquele orador disse que Rodrigues Lapa tinha “um ar sisudo, que, à primeira vista, afastava as pessoas, mas, simultaneamente, era um homem afável, que gostava de conversar e ouvir as pessoas com muita curiosidade. Depois de começar a falar, era uma pessoa encantadora”, acrescentando que, “por outro lado, era um homem simples, sempre de boina basca, figura de alto gabarito”.
Para Carlos Alegre, Rodrigues Lapa era um amante da serra, ele que não conduzia, sendo ele a dar-lhe muitas vezes boleia. Outras vezes, andava de carro de praça.
Com uma certa nostalgia, Carlos Alegre aludiu que o professor teve sempre para com ele uma grande afabilidade, testemunhada nas dedicatórias nos livros publicados e das horas que passava em sua casa, quando a sua esposa, Dona Inês, o convidava para ir tomar café.
Recordações que ficam sempre, como a grande devoção que os homens da Galiza tinham por Rodrigues Lapa, ao ponto de um casal dar o nome à filha de Anadia, centralizando a sua ideia na terra que o viu nascer.
PEQUENOS GRANDES ACTORES
Por sua vez, António Chambel, presidente do Lions Clube da Bairrada, revelou a sua felicidade e, por outro lado, a feliz coincidência da sede dos Lions ser na casa de Rodrigues Lapa que, na sua perspectiva, muito se deve à grande generosidade e disponibilidade do presidente da Câmara, Litério Marques. “Esta Associação sente-se muito honrada por estar ali instalada, como também associar-se a esta iniciativa”, sublinhou António Chambel.
Claramente satisfeito por proporcionar aos jovens um momento único, estava Litério Marques. O presidente da Câmara não escondeu as condições que o seu concelho demonstra neste tipo de iniciativas, que também é dos alunos, pelo esforço e sacrifício no dia a dia para se realizarem profissionalmente: “Hoje temos este prémio porque alguém no passado se distinguiu”.
A breve trecho da sua intervenção, o autarca disse que “uma terra não se desenvolve só no domínio da cultura. É nestes pequenos actos que a Câmara Municipal tem tudo aquilo que se propôs para que o desenvolvimento de Anadia seja uma realidade”. Reportando-se também ao brilhantismo dado por Carlos Alegre, “esta é uma terra de ilustres figuras”, acrescentou.
Maria Miguel Ribeiro Brenha de Almeida, da Escola Secundária de Anadia, uma aluna com 20 valores de média final global, de acesso ao Ensino Superior, foi a grande contemplada da tarde. Venceu o prémio do ensino secundário e recebeu o prémio dos Lions Clube da Bairrada. Por sua iniciativa, leu uma missiva escrita por si. Parafraseando o escritor Luís Sttau Monteiro, aquando da entrega do Grande Prémio de Teatro, Maria Miguel disse: “Mentiria se dissesse que não me agrada receber este prémio, como, mentiria se dissesse que contava com ele. Um prémio é sempre um estímulo, um sinal de confiança”.
A relação pais, filhos, escola e professores foi escalpelizada por Lídia Oliveira. Para a presidente da Assembleia Municipal, “o sucesso deriva do trabalho e é importante não esquecermos o quanto de esforço está por trás dos resultados conseguidos”, considerando que “têm muito de transpiração e de alguma inspiração”.
Lídia Oliveira referiu que “para crescermos como seres humanos, não pode haver certezas nem saberes absolutos. Se mostrarmos as nossas imperfeições, se estivermos dispostos a ouvir e a discutir experiências, construiremos juntos um futuro melhor”.
OS PREMIADOS
O prémio era constituído por uma importância pecuniária de 375, 750 e 1250 euros, respectivamente, do 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário, e por um diploma, sendo ainda atribuído uma menção honrosa aos alunos seleccionados e não premiados.
Soraia Almeida Redondo, do Colégio Salesiano S. João Bosco, Mogofores, foi a vencedora do 2.º ciclo.
Receberam menções honrosas Tiago André Costa São José (Escola Básica 2/3 de Vilarinho do Bairro); Emanuel Ferreira Fernandes (Colégio Nossa Senhora da Assunção de Famalicão) e Ricardo Jorge Matos Pinheiro (Escola Básica 2/3 de Anadia).
No 3.º ciclo, a aluna Ana Paula Saraiva Galante, do Colégio Nossa Senhora da Assunção de Famalicão, recebeu o primeiro prémio, enquanto Elisabete Rodrigues Tavares (Escola Básica 2/3 de Vilarinho do Bairro); António Manuel Raposo Duarte (Escola Básica 2/3 de Anadia); Edward Kevin Perdigão dos Santos (Colégio Salesiano S. João Bosco, Mogofores) e Marisa Guadalupe Carriço Neves (Escola Secundária de Anadia), foi-lhes atribuída uma menção honrosa.
No ensino secundário, a grande vencedora foi Maria Miguel Ribeiro Brenha Almeida, da Escola Secundária de Anadia, tendo Ana Lúcia da Silva Figueiredo, do Colégio Nossa Senhora da Assunção, de Famalicão, recebido uma menção honrosa.
Pelo Lions Clube da Bairrada, a aluna da Escola Secundária de Anadia, Maria Miguel Ribeiro Brenha Almeida, foi a grande vencedora, tendo recebido um cheque de 300 euros e um diploma e um livro de correspondência de Rodrigues Lapa.
As menções honrosas foram atribuídas a Nelson Manuel Dias Silva (Escola Secundária de Oliveira do Bairro); Ana Lúcia da Silva Figueiredo (Colégio de Nossa Senhora da Assunção – Famalicão) e Susana Ribeiro Louros (Colégio Frei Gil, de Bustos).
(31 Dez / 15:07) Diário de Aveiro |
|
|
|