Em cima da Jogada
Sortes diferentes
Manuel Zappa
A última jornada de final de ano foi aziaga para Oliveira do Bairro e Pampilhosa. Os Falcões do Cértima, contra algumas expectativas, não passaram no exame da Académica B. A derrota, por aquilo que fizeram, pode considerar-se injusta, num jogo em que os estudantes tiveram a sorte pelo seu lado. E como ela se procura, a derrota acabou por ser inevitável.
Mais sorte teve o Águeda, que derrotou outro aflito, o Benfica e Castelo Branco. Na estreia de Gabriel Mendes, valeu a perfeição de Carmindo na marcação de um livre para dar os tão desejados três pontos aos Galos, que assim passam o ano a respirar um pouco melhor.
Na entrada do novo ano, o Oliveira do Bairro recebe o Caldas, que fora de casa apenas conquistou um ponto, mas que tal resultado em nada altera as dificuldades que o próprio jogo encerra. É que, pese o facto de ser um dado comum, não há jogos fáceis. Com todos os jogadores, mais as possíveis estreias de Edgar Bandeira e Carlos Miguel, os Falcões são favoritos.
O Águeda viaja até S. João Ver, equipa que está na zona de descida. Será um jogo dramático para os locais, factor que poderá ser aproveitado pelos Galos, agora mais identificados com os novos conceitos tácticos do seu novo treinador.
A velha máxima de não haver jogos fáceis resulta na perfeição no empate consentido pelo Pampilhosa, na Covilhã, diante do Estação, que é o penúltimo classificado. Um resultado que voltou a desalojar os ferroviários do primeiro lugar, por troca com o Tocha.
Grande vitória conseguiu o Anadia, a primeira fora na era Valério Ferreira, na Gafanha. Um desfecho animador que permite aos Trevos outra comodidade na tabela classificativa.
2003 tem logo um jogo grande, o Anadia-Estarreja. Os forasteiros assumiram-se como candidatos, estão a dois pontos do primeiro lugar, e o seu objectivo no coração da Bairrada é ganhar. Um jogo de resultado incerto.
Quase vizinhos, o jogo entre Pampilhosa e União de Coimbra poderá constituir um bom espectáculo. Se jogar o seu normal, o primeiro leva alguma vantagem.
Resta-me desejar a todos os desportistas, e não só, um maravilhoso 2003.
(31 Dez / 14:50) Diário de Aveiro |
|
|
|