Mau tempo
Previsão de melhoria durante madrugada e fim de semana
O Serviço Nacional de Protecção Civil prevê um desagravamento gradual do estado do tempo durante a próxima madrugada e fim de semana, anunciou ao princípio da noite de hoje o presidente do SNPC.
Artur Gomes, que falava durante um briefing com os jornalistas, avisou, no entanto, que para segunda-feira se prevê um novo agravamento do estado do tempo.
Este agravamento, porém, segundo o presidente do SNPC, não deverá atingir as proporções do temporal que Quinta-feira e hoje se abateu sobre o país, provocando cheias, inundações, quedas de árvores, aluimentos e complicações nas comunicações ferroviárias e rodoviárias.
Artur Gomes esclareceu, por outro lado, que as situações de cheia que afectam as cidades do Porto, Régua e Chaves devem persistir pelo menos durante o dia de Sábado, esperando-se que a situação melhore se não persistirem as chuvas.
O mau tempo que assolou Portugal provocou a morte de uma jovem em Braga e deixou trinta pessoas desalojadas: oito em Santarém e 22 na Maia.
Foram estas, precisamente, a merecer as primeiras palavras do ministro da Administração Interna, presente no briefing, que manifestou a sua solidariedade para com as vítimas do temporal, principalmente para com os familiares da vítima mortal.
Figueiredo Lopes afirmou que durante a intempérie o governo e os bombeiros acompanharam sempre a situação, nomeadamente as populações afectadas.
Questionado sobre os apoios a prestar às pessoas afectadas pelo mau tempo, Figueiredo Lopes recordou que os presidentes das câmaras têm condições para ajudar a resolver os problemas, «o que já aconteceu«.
«O governo vai agora avaliar a situação e, no final, tomará as medidas necessárias«, acrescentou, escusando-se a adiantar mais pormenores sobre eventuais apoios às vítimas do temporal.
(27 Dez / 21:28) Diário de Aveiro |
|
|
|