Pedreira
Brutal colisão
Armor Pires Mota
Ocorreu, no último sábado, uma violenta colisão de duas viaturas, um volvo e uma carrinha caixa aberta, Toyota, conduzida, respectivamente por Leonel Oliveira Neves, da Palhaça, e Fernando de Jesus Justiniano, da Pedreira, no cruzamento deste lugar, perigoso em si, mas mais perigoso se torna pelo facto da sinalização ser insuficiente.
Tudo aconteceu quando Fernando Jesus Justiniano, que descia do lado do Carro Quebrado, carrinha carregada de areia, parou ao stop, deixou passar dois carros na rua, sentido Palhaça-Malhapão, depois, espiou pelo espelho que está do outro lado da estrada, a poente, nada viu e avançou. Porém, quando entrou, surgiu-lhe o volvo, no sentido Malhapão - Palhaça, que bateu violentamente nas duas portas laterais, lado esquerdo, fazendo com que fizesse pião e ficasse voltada para o lado de Malhapão, junto ao poste eléctrico, do outro lado, portas metidas dentro, sem que, por milagre, tenha acontecido feridos graves ou mortos, ainda que o condutor da Toyota, empresário de construção civil, que ia acompanhado de três pessoas, tenha sofrido leve traumatismo craneano, mas sem gravidade. Por isso, foi conduzido para o hospital de Oliveira do Bairro que o transferiu para o de Aveiro, regressando a casa ainda nesse dia.
No local estiveram duas ambulências dos bombeiros e a GNR para tomar conta da ocorrência.
Quanto ao outro condutor, não sofreu nada, apenas não ganhou para o susto. Apesar disso, logo foi recolhido por um outro carro, não ficando assim no local do acidente para prestar qualquer esclarecimento.
“Se as viaturas não eram tão seguras, tinha havido mortes”, disseram a JB várias pessoas revoltadas com o que se passa ali naquele cruzamento, local de vários acidentes ao longo destes últimos anos. As pessoas dizem mesmo que estão ali esquecidas. Ali, a sinalização é insuficiente, pelo menos na estrada principal que devia levar, na sua opinião, placas indicando cruzamento ou, na sua falta, alguns “polícias deitados”. Além disso, os carros surgem repentinamente, porque o cruzamento está numa lomba.
Já agora um alerta: a placa de Stop da descida do Carro Quebrado para a Pedreira está há anos agarrada a um poste eléctrico, enquanto do outro lado, a poente, a placa indicativa do lugar de Águas Boas está encostada a outro poste meio escondida, meio envergonhada. Parece haver algum desmazelo das autarquias, coisa que convinha corrigir, o mais breve possível. Não está nada bem. É só um pouquinho de brio e boa vontade.
(11 Dez / 14:51) Diário de Aveiro |
|
|
|