ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA VAI HOJE A VOTOS |
---|
| |
Aveiro
Associação Académica vai hoje a votos
O candidato único à Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAV) nas eleições de hoje admite que os estabelecimentos de ensino superior caminhem para a auto- suficiência, mas recusa que essa meta seja atingida à custa dos alunos.
Segundo José Ricardo Alves, «o caminho para a auto-suficiência passa pela rentabilização de serviços que as universidades podem prestar, nomeadamente ao tecido empresarial, e não por encarecer a propina«.
Nesse sentido defende que a generalização da gestão profissional em toda a rede universitária pública, uma prática já iniciada em Aveiro.
O futuro presidente da AAUAV recusa também o alegado propósito do Ministério do Ensino Superior e Ciência de aplicar uma lei que penalizaria estudantes com duas reprovações em cursos de quatro anos ou três reprovações em cursos de cinco.
«Alunos nessas circunstâncias passariam a pagar o que realmente custam à universidade e não apenas uma propina equivalente ao salário mínimo nacional, mas a medida meteria no mesmo saco os chamados cábulas e os que têm de trabalhar em paralelo para pagarem os seus estudos«, observa.
José Ricardo Alves, um estudante da Licenciatura em Português/Inglês, vai suceder no cargo a João Gustavo, que decidiu não se recandidatar a um terceiro mandato por ter «vontade de concluir o curso e passar para outros projectos«.
Apesar de não integrar os órgãos da anterior direcção, o novo líder dos 11.000 estudantes da Universidade de Aveiro já assumiu que vai «dar continuidade ao trabalho que Associação Académica tem vindo a desenvolver«, nomeadamente ao nível da «luta estudantil«.
Contudo, José Ricardo Alves pretende dedicar especial atenção aos problemas internos, nomeadamente a luta por uma residência universitária que sirva o pólo de Águeda, o reforço do pessoal das cantinas de Aveiro, neste momento a trabalhar a um quarto das suas capacidades, e a modernização do serviço de secretaria, tudo problemas que, na sua perspectiva, decorrem do sub-financiamento da Universidade.
Para as eleições de hoje, José Ricardo Alves pede uma «boa afluência às urnas« porque «para efectuar um bom trabalho é preciso que a direcção seja legitimada por um número de votos significativos«.
As urnas abrem às 09:00 e o resultado será conhecido às 21:00.
(3 Dez / 9:27) Diário de Aveiro |
|
|
|