EURO 2004 LEVA UM TERÇA DO INVESTIMENTO |
---|
| |
Aveiro
Estádio para o Euro 2004 leva um terça do investimento autárquico
A construção do novo estádio em Aveiro, que irá receber o Euro 2004, vai absorver cerca de um terço do investimento da Câmara previsto para o próximo ano, anunciou hoje a autarquia.
Esta é uma das conclusões do Plano de Actividades e Orçamento (PAO) da Câmara de Aveiro para 2003, no valor de 150 milhões de euros - o maior de sempre - que foi aprovado por maioria com uma abstenção do vereador do CDS-PP, Capão Filipe, na última reunião do executivo.
O PAO contempla 50 milhões de euros para as obras do novo Estádio Municipal de Aveiro, orçado em cerca de 55 milhões de euros, que deverá estar concluído no Verão do próximo ano.
Apesar do investimento previsto para 2003 ser o maior de sempre, o presidente da Câmara de Aveiro, Alberto Souto de Miranda, considera que se trata de um orçamento de «grande contenção e rigor«.
«Se deduzirmos o valor correspondente à construção do estádio ficamos com um orçamento bastante inferior ao do ano passado«, justificou.
Outra das áreas onde a autarquia pretende investir é na Habitação Social, estando prevista a construção de mais 22 fogos.
«Felizmente, em Aveiro, não temos um problema muito grave, mas gostaríamos de construir um pouco mais do que aquilo que podemos fazer«, manifestou o autarca, contestando os limites ao crédito estabelecidos pelo Governo.
Na área do Saneamento Básico, a Câmara prevê atingir, no próximo ano, uma taxa de cobertura de 98 por cento, com a realização de obras nas freguesias mais longínquas do concelho - Requeixo, Nariz, Nossa Sra. de Fátima e Oliveirinha.
O presidente da Câmara de Aveiro realçou ainda que, apesar de ser um ano de «dificuldades conjunturais«, os munícipes vão poder continuar a assistir à conclusão de um conjunto de obras «muito importantes«, nomeadamente a recuperação do Teatro Aveirense, o edifício da antiga Capitania, a sede da Junta de Freguesia da Vera-Cruz, a sede do Beira Mar, a Praça do Peixe, e a passagem desnivelada do Plano de Pormenor do Centro.
No próximo ano, está ainda previsto o início das obras no mercado Manuel Firmino, e nos terminais fluviais de viaturas e passageiros que vão permitir a entrada em funcionamento do «ferry-boat« para S. Jacinto.
(29 Nov / 17:01) Diário de Aveiro |
|
|
|