Vacariça comemora 1000 anos
Vacariça, uma das terras mais antigas, da Bairrada, documentada historicamente é a Vacariça. O primeiro documento que se refere a esta terra data precisamente de 30 de Novembro do ano 1002 e não é nem mais nem menos do que um testamento, feito pelo diácono Sandino, que doava ao Mosteiro local o Mosteiro de Rocas, hoje do concelho de Sever do Vouga, e a vila de Penso de S. Pedro do Sul.
Refira-se que o Mosteiro da Vacariça que se perde na época da reconquista, estendeu a sua influência pela zona centro e ultrapassou o rio Douro, pois que foi proprietário das terras da Maia e do Mosteiro da Leça. Ficava na verdade, situado numa região rica e fértil como é a Mealhada.
O Mosteiro da Vacariça tal qual o de Lorvão “foi uma das maiores referências históricas de Portugal de então como centro de irradiação cultural e religioso cuja importância se pode avaliar pelas muitas referências em documentos coevos que constam do livro preto da Sé de Coimbra”, no dizer de Ferraz da Silva, Vereador da Câmara da Mealhada.
No entanto, decorridos estes séculos todos e para além das referências escritas que são efectivamente abundantes, “não existem vestígios físicos que nos permitam localizar o espaço ocupado pelo Mosteiro dúplice da Vacariça que pertenceu à ordem dos beneditinos”.
Por esse facto, a Câmara Municipal da Mealhada vai comemorar no próximo dia 30 do corrente mês esta efeméride histórica, tendo elaborado um programa condizente para o efeito. Dele consta a inauguração de um monumento em pedra, “1000 anos da Vacariça”, da autoria do escultor Armando Martinez e ainda a apresentação da edição fac-similada da obra intitulada “História da Vacariça e da Cerca do Buçaco”, da autoria de Costa Simões, durante uma sessão solene que terá lugar na sede da freguesia.
Para além destes eventos haverá ainda um sarau a decorrer no Cine-Teatro Messias que terá a participação da Orquestra de Câmara de Coimbra, sob a direcção do Prof. Augusto Mesquita, tendo ainda a participação do Grupo de Guitarras clássicas, da soprano Carla Pais, encerrando com o Grupo Coral Magister, da vila.
A par destas iniciativas, também a Junta de Freguesia da Vacariça elaborou o seu programa específico. Assim, a autarquia iniciará as comemorações às 9 horas da manhã do dia 30, com uma arruada de gaiteiros tradicionais. Será de realçar ainda a apresentação do opúsculo “Vacariça - ontem e hoje” e de uma medalha alusiva ao 1000 anos de existência, o que culminará com um almoço volante no pavilhão oferecido à população em geral.
Da parte da tarde, haverá tempo para folclore e, à noite, um baile popular a partir das 23 horas.
No dia seguinte, 1 de Dezembro, encerrarão as festas um passeio ciclista pelos lugares da freguesia, um jogo de futebol do torneio dos 1000 anos e ainda uma merenda.
Com um programa assim elaborado e dada a importância e significado da efeméride, ambas as autarquias esperam que as pessoas da terra e do concelho participem nas comemorações, “vivendo e testemunhando um acontecimento de grande importância na história do concelho e das suas gentes”, como refere o Vereador Ferraz da Silva.
(20 Nov / 12:25) Diário de Aveiro |
|
|
|