SALÃO POLIVALENTE À ESPERA DE LUZ VERDE |
---|
| |
AMPER - Perrães
Salão polivalente à espera de luz verde
A construção de um salão polivalente, sonho que tem sido um pouco adiado por falta de despacho favorável da Direcção Geral das Autarquias Locais, continua a ser, a par da “manutenção eventual melhoramento da qualidade do serviço a prestar aos utentes do Centro Social”, a grande aposta da Associação dos Amigos de Perrães (AMPER).
CRIAÇÃO DE ESPAÇOS VERDES
Esta intenção foi confirmada na reunião da Assembleia Geral Ordinária desta associação, realizada no dia 8 do corrente, a qual aprovou, por unanimidade, o Plano de Acção e Orçamento para o próximo ano.
Integram este Plano de Acção, no âmbito da actividade de solidariedade social, a manutenção e melhoramento da qualidade do serviço, mas também, reparando ou substituindo, se for necessário, o equipamento indispensável para cumprir este desiderato, a que se junta outro - o serviço de atendimento clínico, que vem sendo assegurado desde os meados de 2001.
No campo das infraestruturas, a AMPER continua a espera que a Direcção Geral das autarquias locais dê luz verde para a construção do salão polivalente, através da concessão do respectivo financiamento, “oportunamente solicitado”, obra que “está directamente dependente do despacho favorável” daquela Direcção, “despacho esse que, por não ter sido ainda proferido, não permitiu que esta obra fosse levada a cabo ou sequer iniciada até ao momento”, segundo afirma o presidente da Instituição, Jorge Mendonça.
Uma coisa também foi definida naquela reunião: é que, se não se verificar o deferimento desta candidatura até aos finais do primeiro trimestre de 2003, a Direcção avançará, então, para a construção de obras inerentes ao polidesportivo. Ou seja, será construída uma pequena bancada em L, do lado Sul e Norte.
Todavia, não se ficarão por aqui as obras de ordem física. Na próxima Primavera serão criados espaços verdes, incluindo a plantação de árvores, ao mesmo tempo que a zona adjacente da piscina será ocupada com uma zona de lazer e entretenimento, de modo que possa ser utilizada já no próximo Verão, altura em que a Direcção da AMPER prevê a inauguração solene da piscina que, diga-se, já entrou em funcionamento este ano.
A pavimentação dos acessos interiores do complexo do Centro Social será tarefa da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, obra que poderá ser levada a cabo no primeiro semestre do próximo ano.
CURSOS
Dentro da vertente desportiva, já que a actividade cultural “mantém uma diminuta adesão por parte dos seus destinatários”, a Direcção propõe-se promover a realização do Segundo Torneio de Futsal da AMPER, ao mesmo tempo que manterá em funcionamento a secção de ginástica feminina e a de futebol do Centro Cultural e Desportivo de Perrães, que “terá autonomia financeira e patrimonial próprios.
Quanto a actividades recreativas, a Direcção continua a apostar na dinamização de cursos sócio-profissionais, sendo assim provável a realização de um curso de artesanato urbano/artes decorativas, enquanto por outro lado, continuará de pé a aposta na recolha de objectos e utensílios ligados a actividade agrícola, de modo a evitar o seu desaparecimento.
A participação na Feira de Artesanato, organizada pela União Desportiva Cultural e Recreativa do Silveiro, é também uma actividade aprovada em reunião.
NÚMEROS
O orçamento aprovado comporta um total de 279.177,87 euros de receitas, enquanto as despesas totalizam 280.229,79 euros.
Será de realçar que as maiores verbas das despesas se prendem com salários e encargos, (125 mil euros); géneros alimentícios, (26 mil euros); comunicações, combustíveis, água e energia, (12.500 euros). Nas despesas de investimento está considerada uma verba de 49.879,79 euros para a construção do salão polivalente.
Entretanto, as principais fontes de receitas são: Centro Regional da Segurança Social (124 mil euros) e mensalidades dos utentes (66 mil euros). Relativamente às receitas de investimento, será de assinalar: C.R.S.S. (PIDDAC), (6.500,00 euros); Direcção Geral das Autarquias, para polivalente, (29.927,87 euros); Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, (10.000,00 euros) e Junta de Freguesia de Oiã, para piscina, (10.000,00 euros).
(19 Nov / 14:32) Diário de Aveiro |
|
|
|