PROJECTO “OCUPAÇÃO COM OPÇÕES |
---|
| |
Anadia
Projecto “Ocupação com Opções”
A Santa Casa da Misericórdia de Anadia com o apoio do Instituto Português da Droga e da Toxicodependência (IPDT), promoverá, entre Julho de 2002 e Julho de 2004, o projecto “Ocupação com Opções” visando a prevenção primária das toxicodependências junto de adolescentes e jovens do Concelho de Anadia.
O presente projecto é constituído por três acções, sendo estas:
1. Formação de agentes preventivos visando a criação de uma rede de prevenção primária entre as várias entidades parceiras do projecto;
2. Dinamização de um espaço ocupacional lúdico-pedagógico com um horário alargado, onde adolescentes e jovens ocupem os seus tempos livres de forma salutar e desenvolvendo competências pessoais e sociais, a funcionar nas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Anadia;
3. Sensibilização da comunidade em geral para a problemática das toxicodependências de forma a envolver a população e diversas entidades na sua prevenção.
Tendo em conta que uma prevenção eficaz só é possível se realizada no dia-a-dia de adolescentes e jovens sendo, por isto, uma responsabilidade de todos e principalmente daqueles que têm uma forte influência positiva junto deles, como o são os agentes educativos, de segurança, desportivos e recreativos, conta com a colaboração de várias entidades locais para o desenvolvimento deste projecto, nomeadamente: Câmara Municipal, Juntas de Freguesia (Arcos, Avelãs de Caminho, Avelãs de Cima, Moita, Óis do Bairro, Paredes do Bairro, Sangalhos, S. Lourenço do Bairro, Tamengos e Vila Nova de Monsarros), Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, GNR, escola EB 2+3 de Vilarinho do Bairro, escola EB 2+3 de Anadia, ECAE - (Equipa de Coordenação de Apoios Educativos), Centro de Apoio Social de Vila Nova de Monsarros, Grupo ULTIMATUM - Vila Nova de Monsarros, Associação Desportiva e Cultural de Vila Nova de Monsarros, Centro Social e Recreativo de Pedralva, NBA (Núcleo Basquetebol de Anadia), Moita Rugby Clube da Bairrada e o Anadia Futebol Clube.
Esperam os responsáveis que este projecto, com o apoio de todos os seus colaboradores, “actue como uma defesa eficaz contra o flagelo da toxicodependência, permitindo que os nossos jovens cresçam e se desenvolvam de forma saudável e harmoniosa”.
(30 Out / 17:03) Diário de Aveiro |
|
|
|