A PROMESSA DE UMA NOVA FARDA |
---|
| |
Banda de Música de Anadia - Comemoração do 53º aniversário
A promessa de uma nova farda
Sílvia Torres (*)
Dedicação, responsabilidade, compreensão, qualidade e desenvolvimento são apenas algumas virtudes, que explicam a longevidade de uma tão distinta e honrada instituição, a Banda de Música de Anadia.
UM NACO DE HISTÓRIA
Fundada a 3 de Outubro de 1949, a Banda de Música de Anadia celebrou, no passado dia 5, 53 anos de existência, caracterizados por um constante crescimento. Assim sendo, organizou-se um jantar-convívio “Pompeu dos Frangos”, em que estiveram presentes quase todos os elementos que compõem a Banda (músicos, maestro, presidente e colaboradores).
Neste momento, esta “Família”, unida pela música, é composta por 46 elementos (nas fileiras) e outros 10, que se encontram em fase de aprendizagem, tendo como “professor” Germano Dimas (contramestre).
O presidente da Banda de Música, Engº. Carlos Matos, como não podia deixar de ser, deu “uma palavrinha” a todos os presentes... Iniciou o seu discurso, lamentando a ausência de alguns elementos e colaboradores, que, por razões pessoais ou profissionais, não puderam marcar presença.
PRÉMIOS
De seguida foram entregues duas lembranças de mérito a dois músicos pela dedicação à banda: Neldo Loureiro (1º Clarinete), que não pôde estar presente, e Dimas Nunes (Saxofone Barítono) receberam das mãos do presidente uma placa comemorativa com uma clave em prata pelos 20 anos de dedicação à instituição.
Esta iniciativa de presentear os músicos com uma “Clave” (cobre, prata e ouro) surgiu há dez anos e simboliza a dedicação àqueles que entraram nas suas fileiras há mais de 10, 20 e 30 anos, respectivamente.
Esta simbólica oferta serviu de incentivo aos elementos mais novos para que continuassem e, posteriormente, viessem a receber, na devida altura, a placa de bronze e assim sucessivamente.
“É preciso que, a todo o momento, nós saibamos com quem podemos contar”, explicou o presidente, apelando a todos para que assumam as suas responsabilidade como membros da Banda de Música de Anadia. “Ninguém está na banda com o intuito de enriquecer”, admitiu Engº. Carlos Matos, “mas, sim, por satisfação própria”, realçou ainda com grande convicção.
Engº. Carlos Matos relembrou e assegurou que, em Janeiro, seria estreada uma nova farda, há muito esperada por todos.
Uma vez que estamos a terminar mais um ano, o número de serviços diminui consideravelmente. Contudo, “não é por isso que os ensaios vão diminuir”, concluiu Carlos Matos. Assim sendo, até ao final do ano, dedicar-se-ão, “de corpo e alma”, ao Concerto de Natal, que se realizará a 14 de Dezembro, no Salão dos Bombeiros Voluntários de Anadia.
ALGUNS MÚSICOS FREQUENTAM O CONSERVATÓRIO
Presentemente, a Banda de Música de Anadia conta com seis elementos a frequentar o Conservatório, incluindo o Maestro, André Dimas, que entrou este ano para o 6º grau, servindo de exemplo para aqueles que agora estão a começar. Deste modo, verifica-se que alguns elementos estão a apostar uma maior formação a nível da música, aprofundando conhecimentos e aprendendo mais sobre a mesma. É importante, ainda, realçar que a Banda de Música conta com grande número de jovens.
Uma vez que se comemorou mais um aniversário, torna-se necessário lembrar e agradecer os apoios dados à instituição, nomeadamente pela entidade camarária, pela Junta de Freguesia de Arcos e ainda por parte da Santa Casa da Misericórdia de Anadia.
Estas ajudas supra-referidas são, também, uma das causas para a longevidade da Banda de Música de Anadia.
(*) 2º ano - curso Superior de Jornalismo e Comunicação -Executante de Sax-Tenor da Banda de Música de Anadia).
(18 Out / 12:25)
Diário de Aveiro |
|
|
|