JORGE PALMA COMEMORA 30 ANOS DE CARREIRA COM EDIÇÃO DE DISCO AO VIVO |
---|
| |
Música
Jorge Palma comemora 30 anos de carreira com edição de disco ao vivo
«No Tempo dos Assassinos« é o título escolhido para o álbum ao vivo do cantor Jorge Palma, que será editado no dia 23 e assinala três décadas de carreira do músico português.
Gravado em Junho no Teatro Villaret, em Lisboa, «No Tempo dos Assassinos« reúne 32 músicas que passam em revista o percurso musical de Jorge Palma, desde os tempos dos primeiros álbuns até ao mais recente trabalho, «Jorge Palma«, editado em 2001.
À guitarra ou simplesmente ao piano, Jorge Palma tocou «clássicos« como «Frágil«, «Deixa-me Rir« e «Bairro do Amor«, temas mais antigos como «Obrigação/Meu Amor Não Fiques Para Aí A Dormir« e «Quero o Meu Dinheiro de Volta« e outros mais recentes, «Tempo dos Assassinos« e «Dormia Tão Sossegada«.
Nos anos 70, Jorge Palma fez parte dos Sindikato e em 1972 editou o seu primeiro single a solo, «The Nine Billion Names of God«.
Entre os álbuns gravados contam-se «Viagem na Palma da Mão« (1975), «Acto Contínuo« (1982), «Lado Errado da Noite« (1985) e o aclamado «Bairro do Amor« (1989).
Nos 12 anos que medeiam a edição de «Bairro do Amor« e «Jorge Palma«, o álbum de originais editado em 2001, Jorge Palma desdobrou-se em vários projectos, entre os quais o grupo Palma´s Gang, que reunia os músicos e amigos Kalu, Zé Pedro, Flak e Alex, e os Rio Grande, com Rui Veloso, João Gil, Vitorino e Tim.
Jorge Palma compôs ainda para a peça «Aos Que Vieram Depois De Nós«, que assinalou os cem anos do nascimento de Bertolt Brecht, e «Os filhos de Rimbaud«, lado a lado com Sérgio Godinho, Rui Reininho e o poeta Al Berto.
Músico irreverente, chegou a estudar engenharia, mas acabou por se virar para a música, tendo completado na década de 90 o Curso Superior de Piano do Conservatório de Lisboa.
Este ano, o músico recebeu o Prémio José Afonso, galardão que já distinguiu artistas como Fausto, Janita Salomé, Gaiteiros de Lisboa e Amélia Muge.
Lusa
(12 Set/13:16) Diário de Aveiro |
|
|
|