CHUVA ESTRAGOU FESTA DAS VINDIMAS |
---|
| |
Curia
Chuva estragou festa das vindimas
Armor Pires Mota
O mau tempo, sobretudo na tarde de domingo, estragou a festa das vindimas com palco no Parque das Merendas da Curia e cujo objectivo era exactamente trazer uma animação especial à estância termal.
FEIRA DE VINHOS E EXPOSIÇÃO
Este evento, que se vem realizando de há uns anos (poucos) para cá, com agrado geral, por iniciativa da Junta de Turismo, teve o apoio da Junta de Freguesia de Tamengos e tem efectivamente como objectivo principal animar, pelo menos durante dois dias, as termas.
Este ano, as condições climatéricas foram bem adversas, com a ameaça de chuva e céu muito farrusco, que nunca são bons conselheiros para alguém sair de casa pelo que não chegou a realizar-se o desfile, no domingo, por certo o ponto mais alto das festas.
No entanto, o programa de animação cumpriu-se com alguns sobressaltos à mistura. Os Zés Pereiras alegraram as ruas, a Tuna Académica Real Fortuna mostrou como se canta por Coimbra e o Grupo de Música Popular de Bustos como se canta pelos campos do país.
A Feira do Vinho tinha as portas abertas de dez stands, uns melhor decorados do que outros, mas todos (caves e produtores individuais) interessados em mostrar as excelências dos seus néctares. Mas o tempo assim, de cara farrusca, nem ajudou à festa do vinho. De qualquer modo, cumpriram, uns e outros, com a sua escassa missão.
Tasquinhas, havia apenas uma para criar alegre convívio porque nem pode haver seguramente festa sem o lado gastronómico.
Um stand estava cheio de memórias de outros tempos no que se refere a muitas das alfaias utilizadas em tempo de vindima e na adega: cestos poceiros para as uvas, funis de folha de flandres e de madeira, etc. Era o stand do artesanato.
Relacionado com a arqueologia rural, em exposição, ao vento e à chuva, algumas peças interessantes: uma carroça com dorna e pipo de cinco almudes, além, uma pipa de transportar sulfato, uma grade encostada ao tronco de uma árvore, um alambique e algumas peças mais, não muitas .
RECRIAÇÃO
A recriação das vindimas com desfile, programado para as 16.00 horas de domingo, fez falta para animação do programa que assim se tornou mais pobre.
“Isto está muito pobrezinho” - desabafa um habitante de Outeiro de Baixo que tinha estado lá no sábado e voltava a estar no domingo.
Este desfile que tem vindo a ser feito, tenta reviver um pouco o que era a Curia nos anos 60, quando ali se celebrava o Dia da Rosa, a festa das vindimas e até havia um concurso de quadras, quando as termas estavam em grande. Eventos que marcaram uma época e deixaram história. Agora, estas festas das vindimas vêm recriar de certo modo tudo isso.
Porém, uma forte chuvada que tombou e um céu a fechar-se com castelos de nuvens não permitiram o desfile. Eram 16.10 horas quando da Junta de Turismo chegava essa má notícia. Foi o desfazer do arraial de junto da entrada do Parque, onde se postavam, à espera de ordens do céu ou da terra, “Os Olhitos da Bairrada”, de S. Lourenço do Bairro, o Rancho da Pedralva e o Rancho da Casa do Povo de Vilarinho do Bairro, enquando, do outro lado, e a coberto da chuva, a Filarmónica Ligeira União Taveirense tirava algumas notas de música que não chegaram para abrir uma luzinha na má cara do tempo.
Todo um trabalho estragado, nomeadamente o arranjo dos cestos de aro com uvas, canastra com o almoço, e o tractor de “Os Olhitos da Bairrada” que figurava a festa de fim de vindima: uma dorna, as bonecas, as vides carregadas de cachos...
Desfile não realizado, a tarde no Parque das Merendas também não teve a actuação dos ranchos, o que motivou o regresso mais cedo a casa por parte de alguns forasteiros que estavam por ali com esse objectivo. Mais sorte teve o Grupo Popularis de Anadia que actuou até tarde, embora o público não fosse muito.
A chuva, ou mesmo o céu povoado de gordas nuvens pôs assim uma nota de desilusão e tristeza na festa. Mas nem tudo foi mau pois que muitos mostravam-se satisfeitos porque era chuva de ouro pelo benefício que virá trazer às vindimas.
(11 Set / 9:39)
Diário de Aveiro |
|
|
|