REGRAS NO JORNALISMO ONLINE |
---|
| |
Media
Núcleo prepara «árdua tarefa de criar regras no jornalismo online«
O Núcleo Sindical de Jornalistas Online (NSJO) elegeu segunda-feira o seu secretariado, criou grupos de trabalho e divulgou dois documentos que serão o ponto de partida para a «árdua tarefa de criar alguma regra« no jornalismo online.
O secretariado, eleito no plenário realizado na sede do Sindicato dos Jornalistas, é composto por Alexandre Pereira (Mais Futebol), Helena de Sousa Freitas (Agência Lusa), Humberto Costa (Expresso Online), Sandra Alves (TSF Online) e Sérgio Barreiro Marques (Público.pt).
Humberto Costa disse segunda-feira à Agência Lusa que o Núcleo Sindical de Jornalistas Online «está empenhado na árdua tarefa de criar alguma regra« para este género de jornalismo.
«Por enquanto são só reuniões de trabalho para analisar toda a informação de todos os órgãos de comunicação online que existem na internet«, adiantou Humberto Costa, referindo-se ao plenário de segunda-feira.
Na reunião houve ainda lugar para a constituição de grupos de trabalho e para a divulgação do Projecto de Regime Jurídico da Actividade de Difusão de Obras Jornalísticas por meios Digitais e da Proposta de Convenção Colectiva de Trabalho (CCT) para as Edições Electrónicas.
Os dois documentos serão analisados durante esta semana pelos jornalistas do Núcleo, que na próxima segunda-feira procedem à sua votação, seguindo-se depois «o trabalho de fazer chegar estes documentos a todas as entidades do sector«, acrescentou Humberto Costa.
Analisar os direitos e deveres laborais dos jornalistas que exercem nos órgãos de comunicação na internet foi um dos principais objectivos do NSJO, cuja primeira reunião decorreu a 26 de Agosto.
Na altura, Humberto Costa disse à agência Lusa que a credibilidade dos media electrónicos «foi prejudicada pela instabilidade dos postos de trabalho, por atropelos aos direitos laborais e de autor e pela falta de legislação específica«, sendo importante e urgente debater estes assuntos.
Para integrar o NSJO, que deverá reunir-se mensalmente e fazer estudos e debates sobre o sector, são condições obrigatórias ser membro do Sindicato dos Jornalistas e exercer actualmente jornalismo electrónico.
Lusa
(10 Set / 8:54) Diário de Aveiro |
|
|
|