O Centro de Alto Rendimento (CAR) de Anadia / Velódromo Nacional, em Sangalhos, uma infraestrutura do Município de Anadia, vai estar em destaque num workshop a realizar em Haia, nos Países Baixos, no próximo dia 8 de março, no âmbito de um estudo encomendado pela União Europeia ao Centre for Strategy & Evaluation Services LLP (CSES – Centro para Estratégia e Avaliação de Serviços).
A importância, para o desenvolvimento regional, dos investimentos feitos na área do desporto, com recurso aos Fundos Estruturais, é o que a União Europeia pretende ver demonstrado no estudo que vem sendo realizado pelo CSES. Neste sentido, os responsáveis por este trabalho estão a analisar a forma como o desporto e a atividade física vêm sendo apoiados pelos Fundos Estruturais dos quadros de 2007-2013 e 2014-2020, estando também a delinear os contributos que poderão ser dados a quem pretenda desenvolver projetos similares no futuro. Estão já disponíveis os dados preliminares deste estudo, mas a equipa pretende agora conhecer melhor os casos de sucesso e de boas práticas, de que o CAR de Anadia é exemplo.
A Câmara Municipal de Anadia estará, assim, representada em Haia, onde irá ser explicada a natureza do contributo deste investimento para o desenvolvimento socioeconómico do concelho, os resultados do projeto e os seus impactos.
O CAR de Anadia foi considerado um bom exemplo de apoio a uma entidade com competências na área do desporto, com vista à promoção das suas oportunidades de negócio, ao mesmo tempo que demonstra de que modo o investimento público suportou o desenvolvimento de uma infraestrutura com objetivos que ultrapassam o mero apoio a atividades desportivas.
O investimento fez parte de uma estratégia mais alargada, destinada a criar um equipamento de dimensão nacional e internacional, a fim de atrair competições e eventos, e a servir como ponto de partida para outros desenvolvimentos. Recordamos que o CAR representou um investimento na ordem dos 15 milhões de euros.
Diário de Aveiro |