CV BAIRRADA CERTIFICOU DOIS DOS “100 MELHORES VINHOS DE 2015”

A revista norte-americana Wine Enthusiast, uma das publicações referência mundial de vinhos, já divulgou a sua lista dos “100 Melhores de 2015”. Foram cinco os portugueses eleitos, sendo que dois deles têm a chancela de qualidade e certificação da Comissão Vitivinícola da Bairrada: o ‘Quinta de Foz de Arouce 2011’ e o ‘Aveleda Reserva da Família 2013’. Um tinto e um branco distinguidos em 9.º e 62.º lugar, respetivamente.
A Comissão Vitivinícola da Bairrada é uma associação interprofissional onde estão representados a produção e o comércio do setor. Tem, entre outras, a competência de certificar os produtos vitivinícolas com direito à Denominação de Origem Bairrada (DO Bairrada) e Indicação Geográfica Beira Atlântico (IG Beira Atlântico). O ‘Quinta de Foz de Arouce 2011’ é um tinto Beira Atlântico e o ‘Aveleda Reserva da Família branco 2013’ insere-se na primeira categoria DO Bairrada.

Vinhos Bairrada trilham caminho do sucesso. “Não posso deixar de expressar o contentamento e o orgulho que tenho ao tomar conhecimento destas distinções. São excelentes notícias para os vinhos portugueses, que vão impondo a sua extrema qualidade (e excelente preço) no panorama mundial, mas em particular para os vinhos da região da Bairrada, que, sem dúvida, voltam a trilhar o caminho do sucesso e da afirmação de uma identidade muito própria”, afirma Pedro Soares, um homem da região e que está no comando da Comissão Vitivinícola da Bairrada há três anos. “De realçar a excelente performance de Portugal neste ranking – Wine Enthusiast TOP 100 of 2015. À frente de Portugal em número de vinhos distinguidos esteve apenas os Estados Unidos da América, Itália e Espanha”, reforça.
Feito do casamento entre as castas Baga, rainha da Bairrada, e Touriga Nacional, a casta mais emblemática do nosso país, o ‘Quinta de Foz de Arouce tinto 2011’ tem, segundo o produtor, uma boa concentração aromática, sendo evidentes as notas de frutos vermelhos e resina. Um tinto com taninos macios, equilibrado e com um final persistente cuja autoria tem a assinatura dos enólogos João Portugal Ramos e João Perry Vidal. A Quinta de Foz de Arouce situa-se no concelho da Lousã, na região das Beiras. Em novembro, esta revista já tinha distinguido este vinho, ao atribuir-lhe 93 pontos, em 100 possíveis. Mais um ponto tinha sido dado pelo crítico Joshua Greene da Wine & Spirits, em abril deste mesmo ano.
O ‘Aveleda Reserva da Família branco 2013’ é um Bairrada feito a partir das castas Maria Gomes, Rabo de Ovelha, Chardonnay e Bical de vinhas velhas que apresenta uma cor dourado claro e um suave brilho. Fruto da proximidade das vinhas ao oceano Atlântico, possui uma frescura exemplar. Um branco que mostra todo o seu esplendor quando consumido com pratos de forno, como bacalhau assado, pratos delicados de carnes brancas e queijos curados.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt