UNIVERSITÁRIOS DE AVEIRO E O DNA |
---|
| |
Investigação
Universitários de Aveiro facilitam trabalho científico com o DNA
Investigadores da Universidade de Aveiro (UA) estão a tentar facilitar a tarefa dos cientistas que trabalham com o DNA, desenvolvendo um método para melhor descodificação dos genomas (conjunto de genes), anunciou hoje fonte ligada ao projecto.
Matemáticos, engenheiros informáticos, físicos e biólogos moleculares integram o grupo que trabalha um software e metodologias biomatemáticas para se obter informação global sobre o mecanismo de leitura do mensageiro intermediário que transporta a informação contida nos genes (mRNA) pelo descodificador molecular do código genético (ribossoma).
«A quantidade de informação gerada nos últimos cinco anos é de tal forma imensurável que os métodos tradicionais de análise não conseguem extrair os conteúdos informativos mais relevantes a partir destes dados«, explicam os investigadores.
O novo método de análise desta «imensidão informativa« cruza a Biologia e a Informática, permitindo «extrair o que de mais relevante se pode encontrar neste, ainda, pouco conhecido micro-universo«.
Como explicou a equipa de investigação, «o software desenvolvido monitoriza e lê genomas completos ou parcialmente sequenciados e determina o arranjo de cada tripleto de bases (codão), que compõem as sequências lineares (nucleótidos) dos genes, em relação aos outros, construindo um mapa genómico de contexto dos codões«.
Segundo a mesma fonte, as diversas ferramentas informáticas já desenvolvidas serão integradas num pacote de software único que permitirá importar, pesquisar e editar sequências de DNA a partir de bases de dados públicas.
O desenvolvimento de novas ferramentas informáticas para visualização da informação e metodologias matemáticas para determinação das leis que governam a tradução do mRNA e para reconstrução de genomas com base no contexto dos codões será a próxima etapa deste projecto, assim como a concepção de uma página na Internet para disponibilizar toda a informação obtida.
A equipa de investigação espera que este projecto contribua «significativamente para o avanço do conhecimento na evolução e funcionamento do genoma e desempenhe um papel importante no desenvolvimento deste novo domínio científico em Portugal«.
Lusa
(7 Ago / 12:41)
Diário de Aveiro |
|
|
|