Rui Alarcão diz que “o jornalismo terá futuro com bons jornalistas”, sendo iniciativas como o Prémio de Jornalismo Adri¬ano Lucas (que liderou o Diário de Coimbra durante 60 anos e actual director “in memoriam” do jornal), instituído pela Câmara de Coimbra, em parceria com a Universidade e o Diário de Coimbra “um passo, um grande passo, para alcançar esse objectivo”.
O ex-reitor da Universidade de Coimbra, convidado, este ano, para membro do júri, falava ontem, na Casa da Escrita, na cerimónia de entrega do galardão, não tendo dúvidas de que este “presta homenagem ao jornalismo, mas é também um acto de confiança no seu futuro”, tendo em conta a quantidade e a qualidade dos trabalhos apresentados.
Esta 5.ª edição premeia a reportagem “Filipe Lopes: o jovem que se fez agricultor”, assinada por Carina Leal que, ao receber o galardão, agradeceu ao Diário de Coimbra, onde trabalhou até 2011, o que sabe sobre jornalismo. “Aprendi a olhar para as pessoas e a contar, mesmo que mentalmente, as suas histórias de vida”, afirmou a vencedora, sublinhando que, no caso do Filipe, um jovem de Almagreira, que, num momento difícil da sua vida, optou por ficar na sua terra e apostar na agricultura, se trata de “uma história de coragem e de persistência” que pode ser um exemplo para outros.
Histórias como esta são parte da vida do jornalismo de imprensa regional, ao qual Adriano Callé Lucas, director do Diário de Coimbra diz ser dedicado o prémio que tem o nome de seu pai. “É um tributo à liberdade e independência de imprensa, valores pelos quais o meu pai muito se bateu e empenhou ao longo da sua vida e de que o Diário de Coimbra é também, em larga medida, um testemunho”, afirmou.
Foi também ao jornalismo regional, em particular ao da cidade de Coimbra, que se referiu Carina Gomes, vereadora da Cultura da Câmara de Coimbra e membro do júri, que reconheceu a importância dos órgãos de comunicação regional. “Garantem uma informação séria e isenta aos cidadãos, não havendo dúvidas de que, se não existissem, todos seríamos mais pobres”, disse, reforçando as palavras de Manuel Machado, presidente da autarquia, que participou no início da cerimónia.
Diário de Aveiro |