“OS ANR SURGIRAM PARA CRIAR UMA CIDADE MAIS ACTIVA”

Diário de Aveiro: O grupo Aveiro Night Runners (ANR) surgiu de geração espontânea. O que está por detrás desse aparecimento?
Nuno Tróia: O ANR surgiu espontaneamente no dia 29 de Agosto de 2013 quando eu e outras pessoas que se juntaram a mim decidimos mexer um pouco mais com Aveiro. Porque na cidade, poucos eram aqueles que corriam diariamente e que tinham hábitos de vida saudáveis. Se calhar porque as políticas que existiam na cidade não o proporcionavam – nos dias de hoje também não sei até que ponto isso acontece. E surgiu como um movimento de cidadania com o objectivo de tornar Aveiro uma cidade mais activa e que corresse um bocadinho mais. E assim conseguimos criar estas corridas de sábado que são uma organização espontânea, gratuita e que pretende que todos os cidadão façam algo pela sua saúde. Entretanto surgiu a S. Silvestre, teve a primeira edição no ano passado com um retorno muito grande e outras corridas que Aveiro tem esporadicamente.

Qual o balanço que faz destes dois anos e meio?
É um balanço fantástico. Hoje, Aveiro é uma cidade activa. Quem sai de casa às 6 horas da manhã vê pessoas a correr; ao final do dia vê-se muita gente a correr pela cidade. E há dois anos e meio não se via ninguém.


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt