O Porto de Abrigo da Torreira, na Murtosa, o cais da Ribeira de Esgueira e o Parque do Carregal, em Aveiro são três obras a inaugurar no próximo sábado pela Sociedade Polis Litoral Ria de Aveiro, que investiu 1,8 milhões de euros naquelas empreitadas.
A primeira inauguração, o reordenamento e valorização do porto de abrigo, representa dois terços do total, 1,235 milhões de euros, cofinanciado pelo programa PROMAR, está marcada para as 12 horas, tratando-se de uma obra que substitui o que se encontrava em “elevado estado de degradação” segundo a autarquia que chama a atenção para a “importância social e económica” do núcelo piscatório. Numa área com cerca de 4.000 metros quadrados e capacidade para 150 embarcações, foi desassoreada a bacia, construído um molhe em enrocamento, instalada uma cortina quebra-mar flutuante de proteção à bacia, substituição de estruturas flutuantes, outros acessórios e equipamentos e iluminação pública.
A autarquia lamenta a falta de um esporão a norte, para protecção dos ventos daquele quadrante” mas “procurará, à posteriori, complementar a obra”.
Diário de Aveiro |