FELICIANO NEVES ALVO DE HOMENAGEM

Feliciano Godinho Neves é, aos 88 anos, uma das figura incontornável de Sangalhos. Por isso, será, no próximo dia 24 de outubro, sábado, homenageado pelos seus amigos sangalhenses, num evento que terá como ponto alto a atribuição do seu nome a uma das ruas envolventes ao Pavilhão do Sangalhos Desporto Clube, seguindo-se um almoço na Quinta de Santo António, na Fogueira.
José Aleixo, da Comissão Organizadora (que integra ainda Manuel Barbosa, Rui Gradeço, Carlos Santiago e Augusto Jorge) avançou que, depois de se pensar na homenagem, “não mais se parou”, no sentido de estabelecer um programa condigno deste emblemático sangalhense: “Queríamos fazer algo com um grande sentido de respeito e gratidão, com pés e cabeça”. Daí que a homenagem integre já um vasto número de pessoas, que na comissão organizadora, bem como na comissão de honra começam a dar corpo à iniciativa.
“O Feliciano é uma pessoa transversal, no tempo, a todos nós. Ele passou por toda esta gente”, avança José Aleixo, sublinhando a justeza e mérito deste reconhecimento a um filho da terra que fez imenso por ela, ao longo de uma vida, muitas vezes em prejuízo da família.
José Aleixo foi jogador do Sangalhos DC e recorda o quanto é gratificante prestar esta homenagem a alguém que foi “para muitos de nós um irmão mais velho e que o continua a ser.” A título de curiosidade, recorda como no passado, o seu carro era uma espécie de secretariado do clube, onde se faziam muitas inscrições de atletas e a mala da viatura uma verdadeira sapataria, com vários modelos e números de sapatilhas que comprava, muitas das vezes a expensas próprias para calçar atletas provenientes de famílias mais carenciadas.
“Abria a mala do carro e lá estavam sapatilhas da Sanjo e depois mais tarde da All Star que muitas vezes mandava vir dos EUA através de amigos e muitos contactos que ia estabelecendo a nível profissional”.
Visto como uma pessoa extremamente simples, do povo, muito afável e sempre disponível, Feliciano Neves nasceu em Sá, a 25 de dezembro de 1927. Com 11 anos assistia aos primeiros jogos de basquetebol que se realizavam aos domingos à tarde, num campo de terra batida, situado na Cova da Areia. E foi o gosto por esta modalidade que o ligaram ao Sangalhos DC. Com 15 anos iniciou os treinos no clube e nessa época treinava e jogava, tendo sido várias vezes chamado a representar as seleções do distrito de Aveiro em competições nacionais.
Como dirigente, destaca-se a sua ligação ao clube desde 1958 até maio de 2015, desempenhando cargos de vogal, presidente da direção, vice-presidente da direção, comissões administrativas e presidente da mesa da assembleia geral.

Distinções e prémios
Sócio honorário do Sangalhos Desporto Clube.
Prémio Prestígio/Consagração (Federação Portuguesa de Basquetebol).
Medalha Bons Serviços Desportivos (Secretaria de Estado da Juventude e Desportos).
Distinção pela dedicação ao Basquetebol (Associação de Basquetebol de Aveiro).
Homenagem como dirigente do Sangalhos Desporto Clube.

Programa do dia 24
10h – Receção a entidades, convidados e amigos, junto ao Pavilhão do Sangalhos Desporto Clube
11h30 – Descerramento de uma placa – Rua Feliciano Godinho Neves, envolvente ao Pavilhão do Sangalhos DC
13h – almoço comemorativo no Restaurante Mugasa, na Fogueira,(inscrições nas listas em locais públicos da freguesia ou junto de Rui Gradeço – 938076324 ou de Manuel Barbosa – 962838869).

Comissão de Honra
Teresa Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Anadia, presidente da Junta de Freguesia de Sangalhos, presidente do SDC, Juíz Conselheiro, Mário Mendes, Luís Oliveira, Amândio Neves Albuquerque, Emanuel Maia, António Vela, Sidónio Sousa, Fernando Gradeço, Manuel Calvo.
Catarina Cerca


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt